Fundamental II

Turmas do 6º ao 9º anos

O Ensino Fundamental II é um segmento da escolaridade que pretende atender e contribuir com a formação do aluno/indivíduo que se encontra em uma das fases de maior transformação e mudança de expectativas e posturas frente ao aprendizado.
Nesse segmento da escolaridade, é comum que a família se questione sobre o que esperar da escola nessa nova fase. A escola também deve se ajustar a este aluno, que inicia o ciclo ainda criança e se tornará um adolescente no decorrer desses quatro anos.
Nessa fase do desenvolvimento cognitivo dos adolescentes, há novos e importantes esquemas de aprendizado que devem ser estimulados, e a escola deve estar preparada para essa diversidade de ritmos e interesses que “explodem”. Sendo assim, é preciso ajustar linguagens e expectativas.

Materiais e Atividades

Turmas do 6º ao 9º anos

ATIVIDADES DE SALA
E MATERIAIS COMPLEMENTARES

Atividades de Sala Fundamental II

6º ANO
7º ANO
8º ANO
9º ANO

Material Complementar

• AGENDA Todos os alunos devem possuir agenda. O uso é diário: na escola e em casa. Ainda temos agendas disponíveis na Escola.
• CADERNO DO ESCRITOR Manter o caderno usado nos anos anteriores. No caso de aluno novo na Escola, a compra é opcional. O caderno pode ser solicitado na Escola
• EM CASA, PARA FAZER A CULT E ESTUDOS: Estojo com lápis/apontador Lápis de cor Borracha Marcador de texto Compasso (de boa qualidade) Régua Papel A4 sem pauta Tesoura e cola Perfurador de papel (2 furos) Grampeador (com grampos). Cadeado com senha para o escaninho do aluno (não aceitamos cadeados de chave).
• MATERIAL DE APOIO Dicionário de Português Dicionário de Inglês Gramática Atlas

Hábitos Alimentares do IEIJ


Sabemos que alimentar-se bem é tão importante tanto para se obter o melhor desempenho durante o dia como para o bem-estar para o resto da vida.

No IEIJ, cuidamos para que o cardápio do lanche proporcione simplicidade e saúde – alimentos para serem provados e apreciados. Por prezar a saúde da criança e do jovem aluno, orientamos sobre que tipo de comida pode ou não ser consumido na Escola.

O LANCHE ESCOLAR DEVE SER COMPOSTO POR:

• UM CARBOIDRATO:: FORNECE ENERGIA. Milenar, tradicional e culturalmente significativo, o pão é a base da alimentação da grande maioria dos povos. Quanto mais simples, melhor. Outras fontes de carboidratos poderão compor o cardápio escolar que será sugerido de acordo com a sazonalidade dos ingredientes.

• UMA FRUTA: as frutas devem ser comidas com as mãos. Assim, o aluno poderá comer tanto na Escola como em piqueniques, e poderá oferecer frutas aos amigos.

• UM TIPO DE PROTEÍNA: proteínas lácteas

• UM LÍQUIDO: para repor as perdas nas atividades físicas.

Vestuário do IEIJ


Entendemos que o aluno ieijiano precisa aprender sobre si mesmo e aprender com o mundo global em constante mudança. Os alunos do IEIJ recebem uma educação transformadora: instigamos nossos alunos a alcançar seu pleno potencial intelectual, emocional, social, físico, artístico, criativo e espiritual. A vasta gama de clubes, viagens, visitas, esportes, música, aulas de campo oferecem todo o enriquecimento da vibrante experiência de aprendizagem ieijiana. Andar nas matas, plantar árvores, construir na marcenaria, pintar e bordar são atividades cotidianas. Para tal, o vestuário adequado para “ deitar e rolar” é exigido ao jovem.
ROUPAS ADEQUADAS: Shorts, camisetas e calças compridas são ideais.
Vestidos causam problemas - se muito compridos, pode-se tropeçar neles ao subir escadas. Por outro lado, míni saias dificultam os movimentos, além de criarem problemas com os brinquedos do parque. O uso do uniforme não é obrigatório, mas pode-se habituar os jovens a usarem a camiseta da Escola, sem forçá-lo.