Fundamental II

Turmas do 6º ao 9º anos

O Ensino Fundamental II é um segmento da escolaridade que pretende atender e contribuir com a formação do aluno/indivíduo que se encontra em uma das fases de maior transformação e mudança de expectativas e posturas frente ao aprendizado.
Nesse segmento da escolaridade, é comum que a família se questione sobre o que esperar da escola nessa nova fase. A escola também deve se ajustar a este aluno, que inicia o ciclo ainda criança e se tornará um adolescente no decorrer desses quatro anos.
Nessa fase do desenvolvimento cognitivo dos adolescentes, há novos e importantes esquemas de aprendizado que devem ser estimulados, e a escola deve estar preparada para essa diversidade de ritmos e interesses que “explodem”. Sendo assim, é preciso ajustar linguagens e expectativas.

Calendário 2024

Acompanhe as atividades planejadas para este ano

Calendário - 2023

Para Facilitar

Ferramentas para os pais e alunos terem acesso mais rápido aos documentos e atividades escolares.

PAIS
CLIQUE E ACESSE O SISTEMA DELTA DE GESTÃO:

• Boletos bancários • Boletins escolares • Bilhetes para os pais

Materiais e Atividades

Turmas do 6º ao 9º anos

ATIVIDADES DE SALA
E MATERIAIS COMPLEMENTARES

Atividades de Sala Fundamental II

6º ANO

 

Arte

Música

Ciências

Computação

Digitação

Educação Física

Inglês

Geografia

História

LOGO

Matemática

Português

Robótica

7º ANO

 

Arte

Música

Ciências

Computação

Digitação

Educação Física

Inglês

Geografia

História

LOGO

Matemática

Português

Robótica

8º ANO

 

Arte

Música

Ciências

Computação

Digitação

Educação Física

Inglês

Geografia

História

LOGO

Matemática

Português

Robótica

9º ANO

 

Arte

Música

Ciências

Computação

Digitação

Educação Física

Inglês

Geografia

História

LOGO

Matemática

Português

Robótica

Material Complementar

• MATERIAL COMPLEMENTAR Estojo / Canetas esferográficas (de cores azul, preta, vermelha e verde) / Lápis e Apontador (ou lapiseira e grafite) / Borracha / Marcador de texto / Compasso/grafite apropriado (de boa qualidade e sempre pronto para uso) / Fichário com folhas de fichário (sem ilustração) / Cadernos (a compra é opcional - pode ser solicitado na Escola): • do Escritor • de Conceitos (manter o caderno usado nos anos anteriores) • de Cartografia e de Desenho / Cadeado com senha para o escaninho do aluno / Fone de ouvido / Pendrive / Agenda / Máscaras com troca / Garrafa de água.
• EM CASA, PARA FAZER A CULT E ESTUDOS: Estojo com os mesmos itens para sala de aula / Lápis de cor / Régua e Transferidor / Papel A4 sem pauta / Tesoura e Cola / Perfurador de papel (2 furos) / Grampeador (com grampos) / Folhas de fichário / Para todos os cadernos, a compra é opcional; podem ser solicitados na Escola.
• MATERIAL DE APOIO Dicionários (de Português e de Inglês) / Gramática / Atlas

Hábitos Alimentares do IEIJ


Sabemos que se alimentar bem é importante para se obter o melhor desempenho durante o dia e para o bem-estar em toda a vida. No IEIJ, orientamos para que o lanche seja simples e saudável - alimentos para provar e apreciar.

GUIAS GERAIS
Sugerimos alimentos locais, de origem sustentável, recém-adquiridos e não processados. Quando outros forem de extrema necessidade, recomendamos a leitura da tabela de informações nutricionais do alimento. Sal, açúcar e gorduras devem ser usados com moderação. Dietas específicas de alunos deverão ser comunicadas à Coordenação da Escola.

O LANCHE ESCOLAR DEVE SER COMPOSTO POR:

• UM CARBOIDRATO: Para fornecer energia. Tradicional, o pão é a base da alimentação de muitos povos, mas outras fontes de carboidratos poderão compor o cardápio. Ainda há os bolos simples, sem recheio ou cobertura; tortas salgadas; bolachas maisena, água e sal, integrais; etc. Os alimentos não devem oferecer riscos à saúde, uma vez que serão mantidos, na Escola, em temperatura ambiente.

• UMA FRUTA: As frutas devem ser comidas com as mãos. Assim, o aluno poderá comer tanto na Escola como em piqueniques, e poderá oferecer frutas aos amigos.

• UM TIPO DE PROTEÍNA: Essencial para todas as funções metabólicas do corpo.

• UM LÍQUIDO: Para repor as perdas diárias.

Vestuário do IEIJ


Entendemos que o aluno ieijiano precisa aprender sobre si mesmo e aprender com o mundo global em constante mudança. Os alunos do IEIJ recebem uma educação transformadora: instigamos nossos alunos a alcançar seu pleno potencial intelectual, emocional, social, físico, artístico, criativo e espiritual. A vasta gama de clubes, viagens, visitas, esportes, música, aulas de campo oferecem todo o enriquecimento da vibrante experiência de aprendizagem ieijiana. Andar nas matas, plantar árvores, construir na marcenaria, pintar e bordar são atividades cotidianas. Para tal, o vestuário adequado para “ deitar e rolar” é exigido ao jovem.
ROUPAS ADEQUADAS: Shorts, camisetas e calças compridas são ideais.
Vestidos causam problemas - se muito compridos, pode-se tropeçar neles ao subir escadas. Por outro lado, míni saias dificultam os movimentos, além de criarem problemas com os brinquedos do parque. O uso do uniforme não é obrigatório, mas pode-se habituar os jovens a usarem a camiseta da Escola, sem forçá-lo.