Fundamental II

Turmas do 6º ao 9º anos

O Ensino Fundamental II é um segmento da escolaridade que pretende atender e contribuir com a formação do aluno/indivíduo que se encontra em uma das fases de maior transformação e mudança de expectativas e posturas frente ao aprendizado.
Nesse segmento da escolaridade, é comum que a família se questione sobre o que esperar da escola nessa nova fase. A escola também deve se ajustar a este aluno, que inicia o ciclo ainda criança e se tornará um adolescente no decorrer desses quatro anos.
Nessa fase do desenvolvimento cognitivo dos adolescentes, há novos e importantes esquemas de aprendizado que devem ser estimulados, e a escola deve estar preparada para essa diversidade de ritmos e interesses que “explodem”. Sendo assim, é preciso ajustar linguagens e expectativas.

Materiais e Atividades

Turmas do 6º ao 9º anos

ATIVIDADES DE SALA
E MATERIAIS COMPLEMENTARES

Atividades de Sala Fundamental II

6º ANO
7º ANO
8º ANO
9º ANO

Material Complementar

• MATERIAL COMPLEMENTAR Estojo / Canetas esferográficas (de cores azul, preta, vermelha e verde) / Lápis e Apontador (ou lapiseira e grafite) / Borracha / Marcador de texto / Compasso/grafite apropriado (de boa qualidade e sempre pronto para uso) / Fichário com folhas de fichário (sem ilustração) / Cadernos (a compra é opcional - pode ser solicitado na Escola): • do Escritor • de Conceitos (manter o caderno usado nos anos anteriores) • de Cartografia e de Desenho / Cadeado com senha para o escaninho do aluno / Fone de ouvido com microfone (headset) - com plugues P2 separados para o fone de ouvido e para o microfone / Pendrive / Agenda (fornecida pela Escola).
• EM CASA, PARA FAZER A CULT E ESTUDOS: Estojo com os mesmos itens para sala de aula / Lápis de cor / Régua e Transferidor / Papel A4 sem pauta / Tesoura e Cola / Perfurador de papel (2 furos) / Grampeador (com grampos) / Folhas de fichário / Para todos os cadernos, a compra é opcional; podem ser solicitados na Escola.
• MATERIAL DE APOIO Dicionários (de Português e de Inglês) / Gramática / Atlas

Hábitos Alimentares do IEIJ


Sabemos que se alimentar bem é importante para se obter o melhor desempenho durante o dia e para o bem-estar em toda a vida. No IEIJ, orientamos para que o lanche seja simples e saudável - alimentos para provar e apreciar.

GUIAS GERAIS
Sugerimos alimentos locais, de origem sustentável, recém-adquiridos e não processados. Quando outros forem de extrema necessidade, recomendamos a leitura da tabela de informações nutricionais do alimento. Sal, açúcar e gorduras devem ser usados com moderação. Dietas específicas de alunos deverão ser comunicadas à Coordenação da Escola.

O LANCHE ESCOLAR DEVE SER COMPOSTO POR:

• UM CARBOIDRATO: Para fornecer energia. Tradicional, o pão é a base da alimentação de muitos povos, mas outras fontes de carboidratos poderão compor o cardápio. Ainda há os bolos simples, sem recheio ou cobertura; tortas salgadas; bolachas maisena, água e sal, integrais; etc. Os alimentos não devem oferecer riscos à saúde, uma vez que serão mantidos, na Escola, em temperatura ambiente.

• UMA FRUTA: As frutas devem ser comidas com as mãos. Assim, o aluno poderá comer tanto na Escola como em piqueniques, e poderá oferecer frutas aos amigos.

• UM TIPO DE PROTEÍNA: Essencial para todas as funções metabólicas do corpo.

• UM LÍQUIDO: Para repor as perdas diárias.

Vestuário do IEIJ


Entendemos que o aluno ieijiano precisa aprender sobre si mesmo e aprender com o mundo global em constante mudança. Os alunos do IEIJ recebem uma educação transformadora: instigamos nossos alunos a alcançar seu pleno potencial intelectual, emocional, social, físico, artístico, criativo e espiritual. A vasta gama de clubes, viagens, visitas, esportes, música, aulas de campo oferecem todo o enriquecimento da vibrante experiência de aprendizagem ieijiana. Andar nas matas, plantar árvores, construir na marcenaria, pintar e bordar são atividades cotidianas. Para tal, o vestuário adequado para “ deitar e rolar” é exigido ao jovem.
ROUPAS ADEQUADAS: Shorts, camisetas e calças compridas são ideais.
Vestidos causam problemas - se muito compridos, pode-se tropeçar neles ao subir escadas. Por outro lado, míni saias dificultam os movimentos, além de criarem problemas com os brinquedos do parque. O uso do uniforme não é obrigatório, mas pode-se habituar os jovens a usarem a camiseta da Escola, sem forçá-lo.