Escola Piagetiana

Interdisciplinar é o termo que mais profundamente caracteriza a pedagogia do IEIJ, fundamentada na teoria epistemológica de Jean Piaget, que, devido à sua formação científica tão ampla, tinha condições de propor a si mesmo uma questão extremamente multidisciplinar que é a relação entre a adaptação dos seres vivos ao meio (sociobiologia) e a aprendizagem do ser humano.

A interdisciplinaridade significa uma integração e relação profunda, portanto afetivo-corporal-cognitiva entre os diversos grupos de elementos constitutivos da pedagogia – coordenadores, professores da Educação Infantil, do Fundamental, do corpo administrativo, dos funcionários de serviços gerais e pais para que o conhecimento e as fontes de conhecimento de cada elemento possam circular livremente, e atingir todos os outros elementos desta equipe.

Em 1977, preocupados com a aprendizagem eficiente da língua inglesa - e não da cultura inglesa - o IEIJ se propôs ao questionamento: “o ensino do Inglês, desde o primeiro ano da Educação Infantil, vai favorecer essa aprendizagem no momento de sua inserção no currículo obrigatório?”. Para responder à pergunta, começou seu experimento das aulas diárias de inglês.

Os bons resultados não permitiram que a Escola parasse. Pelo contrário, ampliou-se o projeto. Hoje, os alunos do Ensino Fundamental I também têm aulas diárias de Inglês e o Fundamental II, 150 minutos semanais de atividades, além de textos das CULTs e em outras aulas.

As atividades diárias de Inglês, desde a Educação Infantil, conversação, jogos e canto, auxiliam no desenvolvido da boa pronúncia, do bom vocabulário e da boa compreensão da fala, culminando no aprofundamento desses conhecimentos e início da escrita e da gramática.

Ao completarem o Ensino Fundamental, os alunos apresentam fluência na Língua Inglesa, comprovada nos exames internacionais aplicados a eles.

Professores dedicados ao estudo – uma escola dentro da outra

Estudar; desenvolver sua inteligência; elevar seu nível moral; resolver os problemas na medida em que vão surgindo; estreitar laços de cooperação, trocando idéias, auxiliando os colegas, pedindo ajuda; fomentar e interessar-se pelos problemas da comunidade, do País e do mundo... – estamos falando de alunos? Não, neste momento nos referimos aos professores, coordenadores e diretora.

Os(as) educadores(as) do IEIJ são estudantes permanentes. Resolver os problemas escolares em conjunto é tão vital para o IEIJ, que, 37% do tempo dos(as) professores(as) na Escola é dedicado a essas atividades. A Pedagogia do IEIJ deve-se a esta “sala de aula” permanente, dentro da qual cada professor(a) cresce diariamente em todos os aspectos humanos: conhecimento, moralidade, estética, espiritualidade – o que não difere de uma sala de aula de alunos.

CULT é o nome que damos para as atividades de casa.

Ao contrário das tradicionais tarefas, cujo significado remonta a castigo e sua prática à repetição do que foi trabalhado em sala de aula, as CULTs referem-se a assuntos novos.

Seu significado vem de CULTura, pois trata de assuntos da rotina mundial. Alimentação, descobertas científicas ou históricas, literatura, arte etc. Se é atual, está na CULT!

Cada edição da CULT abrange um assunto dividido em etapas que envolvem leitura (Texto), resumo (Fase 1), interpretação (Fase 2), a interdisciplinaridade - com a Matemática, a Física, a Química relacionadas ao assunto - (Fase 3) , História da Arte, o agrupamento de suas aprendizagens na forma de texto (Fase 4).

Além disso, diferentes níveis de dificuldade permitem que todos os alunos a partir do 1º ano possam realizar as atividades que são diárias.

E ao receber sua atividade de volta, corrigida, o aluno verifica as observações da correção para que possa melhorar suas respostas e refinar cada vez mais seus conhecimentos.

 

O PIA (Projeto Interdisciplinar de Aprendizagem) é ministrado periodicamente no IEIJ. Para ser desenvolvido, independe da idade do aluno, uma vez que o tema pode ser abordado pelo interesse específico de cada um. O tema, geralmente, é único, na Escola, e cada curso tem o seu momento de escolha de subtemas.

Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, no IEIJ, todos trabalhamos com projetos. Piaget, em seu livro “A construção do real na criança”, ensina-nos que o conhecimento só se dá na interação do sujeito aprendiz com o objeto. Os projetos, principalmete quando mediados pelo interesse dos alunos, são oportunidade para a máxima interação dos alunos com seus estudos.

Conheça alguns dos projetos que já desenvolvemos: Londrina Cenográfica (2002), Mar (2003), Navegar é Preciso (), Ler e Escrever Londrina (2007), Acessibilidade e Segurança (2007), Máquinas (2010), Projeto Equinócio (2012), Projeto Paz (2012), Os Quatro Elementos da Natureza (2013),  Tiradentes (2014), Londrina Viva (2014), Guerra do Contestado (2015), Pau Brasil (2015),  Café (2016), Fundo de Vale (2016) e Agricultura e Sustentabilidade (2017).

 

 

Os alunos do IEIJ trabalham com alta tecnologia de forma ativa.

Com a utilização do Arduíno e seus acessórios, têm a oportunidade de aprender conceitos a respeito de eletrônica e robótica.

O Arduíno é uma plataforma para criação de protótipos de objetos interativos independentes,  capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada - robôs. Nesse estudo estão envolvidos os estudos da eletricidade, da mecânica e da programação.

 

No IEIJ, temos aulas de Xadrez desde o 1º ano do Ensino Fundamental.

Nas palavras do José Raúl Capablanca,
Campeão Mundial entre 1921 e 1927,

"O Xadrez é algo mais do que um jogo;
é uma diversão intelectual
que tem um pouco de
Arte e muito de Ciência. É,
além disso,
um meio de aproximação
social e intelectual."

Escola de Pais

Para contribuir com o relacionamento entre pais e filhos, o IEIJ criou, no ano de 2004, a Escola de Pais – um espaço para estudar, oportunizar reflexão, trocar ideias e experiências sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente e de como bem educar nossos filhos.

Quinzenalmente acontece o estudo dos doze princípios do Amor Exigente. Nesses estudos encontramos suporte para a reflexão e mudança de comportamento próprio: “Eu não mudo ninguém, só a mim mesmo. Minha mudança pode provocar mudanças no outro”. A ideia é colaborar para que a família, o aluno e a Escola, juntos possam vencer os desafios do dia-a-dia.

A Escola de Pais – também aberta à comunidade – atende aos desejos dos pais de se educarem para educarem seus filhos. 

CAP - Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico - é um órgão do IEIJ responsável pelos estudos realizados pelos professores e/ou oferecidos para a comunidade. Consequentemente, é no CAP que nascem os projetos desenvolvidos com os alunos da Escola.

Estudo da Teoria Piagetiana, do Português, da Matemática das Ciências, da História, da Geografia etc  - nas suas diferentes áreas, para a própria melhoria e para capacitar para o ensino de diferentes idades: se pode ser estudado, se permite o desenvolvimento da inteligência, é objeto do CAP.

O CAP e o IEIJ oferecem os grupos de estudo na modalidade presencial e apenas nessa modalidade. Os estudos não têm custo e o IEIJ não vende materiais de estudo.

Venha participar de nossos grupos!

 

 

 

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