Fundo de Vale 2018 - Mundos e Fundos

Na edição de 2018, nosso projeto sube o vale em direção ao divisor de águas de cada margem do Córrego Tucanos.

O entendimento de que os cuidados para com o curso d'água devem ser iniciados de "cima para baixo", para o "fundo" do vale, vindo do "mundo" que o cerca, fez nossos alunos e professores procurarem pelas comunidades pertencentes à região, buscando entender melhor suas dificuldades referentes às fortes chuvas ocorridas no mês que precedeu o início dos estudos.

Ouvir e analisar os relatos dos moradores a fim de buscar as devidas autoridades governamentais para procurar por uma solução ou mesmo estudar profundamente os assuntos para propor, eles  mesmos, os alunos, ações conjuntas com a comunidade para melhorar a situação dos bairros, tornou-se parte da metodologia aplicada.

Neste ano, nossos alunos continuam a busca pela recupeação do Córrego Tucanos, aprendendo mais a respeito do que existe ali e o que se pode aproveitar de um rio saudável. Praticaram canoagem no Lago Igapó de Londrina e praticaram "esportes secos" às margens daquele. Buscaram profundos conhecimentos na exemplar Fazenda Bimini, ouvindo Daniel e Dona Ruth. Auxiliaram a comunidade em um profundo debate com especialistas ambientais em uma mesa redonda. E provaram mais uma vez que o Córrego não é apenas o quintal da nossa Escola, não é apenas mais uma de nossas salas de aula, mas é, acima de tudo, um campo para aprenderem a preservar qualquer outra área natural.