“ A vida escorrendo por um buraco de fechadura – Ética e Mídia”.

Dia 27/8/13, na 3ª Reunião Pedagógica, o IEIJ recebeu  o Dr. Anízio Henrique de Faria Junior, psicólogo clínico que proferiu a palestra “ A vida escorrendo por um buraco de fechadura – Ética e Mídia”.

 A rapidez da evolução e disseminação da tecnologia não  permitiram  uma reflexão consistente sobre a ética das comunicações, nem sobre a adequação da tecnologia a favor da formação social, moral e emocional das crianças e adolescentes.  

 Tendo considerado isto, dentre os mais diversos assuntos relacionados com as "necessidades paradoxais do homem", as ideias trazidas pelo Dr. Anízio  instigaram pais, professores e  pessoas da comunidade a refletirem e pensarem  sobre a Ética e sua cumplicidade com  o "bem estar do outro" e  o olhar consciente sobre a  Mídia como um agente de "privação sensorial".  Se não usamos os nossos órgãos sensoriais o que nos resta?

Nesse contexto, quem é o sujeito? Quem é o objeto?

"A Mídia é o sujeito que manda na nossa vida mesmo com a TV desligada !"

Então, quem é o objeto?

Dr. Anízio nos provoca e nos desperta para  o "Desenvolvimento Horizontal", onde o ‘vencedor’ e o ‘melhor’ perdem o significado diante da essência do humano, individual, subjetivo e simplesmente diferente um do outro. A unidade estaria na busca da "Alegria Existencial....."

O palestrista  nos convida a ler um livro. Aceita o convite?

BAUMANN, Zygmunt. Vida líquida, Zahar