Ens. Fund. 2 - Propostas

Educação Física - 6º Ano - 2017

RESPONSÁVEL Leandro

Abaixo estão os vídeos e um texto falando de forma mais abrangente sobre a dança, que tem sido o tema central desse bimestre. Leiam, reflitam e treinem para nossa prova desta semana. Nos links abaixo, vocês irão encontrar aulas de forró, salsa, valsa, rock soltinho e barn dance :

 

https://www.youtube.com/watch?v=NtAiP8H1KMo

https://www.youtube.com/watch?v=2MqwtVcI4V4

https://www.youtube.com/watch?v=f069jqmVp0Y

https://www.youtube.com/watch?v=G6HsioH24_c

http://geslisongroberg.com/music-downloads/hoedownpioneer-trek-music-and-dance-instruction-free-download/

 

DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Apesar da predominância dos esportes, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física no Brasil, a dança é também conteúdo que deve ser ensinado e não somente utilizada em eventos festivos ou como atividade extracurricular. A dança é conteúdo da Educação Física; está incluída no bloco de conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Matéria Educação Física. Seus benefícios são de muita importância, além de ser uma vivência diferente do que geralmente é ensinado nas escolas.

A dança trás inúmeros benefícios sociais, culturais, emocionais, cognitivos e motores de maneira conceitual, atitudinal e procedimental que favorecem a conscientização do corpo e do senso crítico, formando um cidadão autônomo, ciente de seus direitos e deveres.

Aqui no IEIJ, o profissional de Educação Física tem facilidade em aplicá-la em razão de preconceitos que já foram quebrados, extensa formação na graduação,

perfeita infraestrutura escolar, por estar no planejamento curricular da escola e também pela afinidade que possui com ela.

Com isso exploramos o máximo de vivências corporais possíveis, pois a dança se tornou um desafio aos nossos alunos.

Esperamos que tenham aproveitado a dança nesse bimestre, pois estamos em nossa última semana com esse tema, logo após, continuaremos com os conteúdos planejados.

 

Texto adaptado da :Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – v. 11, n. 2, 2012 Monique Costa de Carvalho e Silva, Andressa Sheyene Moreira de Alcântara, Rafaela Liberali, Maria Ines Artaxo Netto e Maria Cristina Mutarelli. Por Leandro Rodigues.