Guerra do Contestado - INDUMENTÁRIA

A Festa Junina 2015, terá uma novidade: As danças do Contestado. São as danças e representações dramáticas que fazem parte do trabalo desenvolvido no PIA - Projeto Interdisciplinar de Aprendizagem, cujo tema, A Guerra do Contestado tem gerado muitos trabalhos, inclusive nas questões artísticas.

Para a apresentação das danças, as pesquisas e os estudos direcionaram para uma indumentária muito característica e carregada de simbolismos:

Maria Rosa - um singelo vestido branco (como aquelas de Primeira Comunhão) e uma coroa de flores no cabelo simbolizando a Paz e a pureza. O laço verde na cintura simbolizando as matas da Floresta Atlântica e as Florestas de araucárias violentamente derrubadas e até hoje não foram recuperadas. Para a dança poderá ser um vestido de cor clara e pode ter estampas, discretas. A coroa de flores pode ser adquirida na escola ou podem entrar em contato com a Beatriz que está confeccionando as coroas de flores. https://www.facebook.com/escola.ieij/photos/pcb.850650511667102/850650278333792/?type=1&theater

Chica Pelega - O preto do luto pela morte injusta de tantos sertanejos e o vermelho do sangue que cobriu o chão das terras do Contestado. Para a dança, poderá ser um vestido escuro, não precisa ser preto. A faixa vermeha pode ser adquirida na escola.

Sertanejo - Botas ou sapatos, calça de linho ou algodão escuro (pode ser jeans) Camisa e paletó. Lenço branco no pescoço e chapéu com fita branca caindo nas costas. Para a dança, poderá ser uma sapato, ou bota — pode ser o calçado utilizado no teatro da Inconfidência Mineira de 2014 - camisa e lenço branco no pescoço. Paletó ou colete se não tiver, pode ser só com a camisa, de cor clara e lisa, ou com estampas discretas.

Na dúvida entre em contato com a escola.

Imagens retiradas de https://www.facebook.com/escola.ieij