Tutorial: Documentos do Google

O Documentos do Google é um aplicativo disponibilizado gratuitamente para a edição  e formatação de textos. Entre outras ferramentas, interessa-nos a possibilidade de compartilhar online qualquer documento criado ali. Assim, um texto escrito no Documentos do Google pode ser lido diretamente na Internet por outra pessoa com acesso à rede mundial.

A seguir, algumas operações básicas para quem está iniciando o uso do Documentos em dispositivos móveis (para a instalação do App, leia o artigo):

 


Criando um documento novo

 

Clique no botão de adição para criar um novo documento.

 

 


Renomeando o documento

Para renomear o documento, escolha o botão Mais Opções...

 

 

...e no painel que se abre, a opção Detalhes:

 

Depois, escolha Renomear,

 

E na janela que se abre, digite o novo nome do documento:

 

 

 


Escrevendo em seu novo documento

 

No novo documento, é possível iniciar a digitação do seu texto:

 

Depois do escrito o cabeçalho, é possível aplicar estilos a partes do texto, como o título. Para isso, será necessário selecionar o texto e depois escolher Formatar...
 

 

No painel que se abre, escolha o estilo:

 

Escolha "Título" como estilo. Daí, o texto selecionado ganhará características predefinidas.

Se houver algum subtítulo, proceda da mesma foma, mas aplique o estilo Título 2:

 

Assim, todo o seu texto pode ser digitado de forma organizada:

 

 

 


Compartilhando o Documento do Google

 

Para compartilhar o seu documento, em qualquer momento do seu trabalho: no canto superior direito, escolha "Mais opções"...

 

...e depois, "Detalhes..."

 

Quando pressionar "Compartilhamento de link", uma janela se abrirá para que você escolha "Pode editar".

 

Depois de confirmar a escolha, o estado do compartilhamento mudará de DESATIVADO para ATIVADO: e o link será copiado para a área de transferência do seu dispositivo.

 

 


E o que fazer com o link?

Depois de feito o compartilhamento do link e estando este copiado para a área de transferência do seu dispositivo, você deverá acessar o Moodle do IEIJ e no dia em que deve entregar sua CULT.ieij, "colar" o link no espaço "Texto online"

Lembre-se de confirmar o envio, pressionando "Gravar alterações"

 

Caso seja necessário mudar alguma coisa no seu envio da CULT, existe a opção "Editar submissão":

 


Você sabia...

Que o Documentos do Google grava automaticamente seus documentos enquanto você trabalha, sem a necessidade de pressionar qualquer botão? Mas tome cuidado: Sempre pressione o botão "CONCL." na parte superior esquerda da tela, para evitar maiores surpresas!