NATAL NO BRASIL • Região Nordeste

Culinária Nordestina

A culinária nordestina é uma fusão de hábitos alimentares do português colonizador, do indígena e do escravo africano. Através de pratos, fala das raízes que simbolizam a região, sofrendo constantes modificações de cunho local, econômico, político e cultural.

Os hábitos alimentares nesta região são determinados por diversos fatores: nos estados banhados pelo mar , o consumo de peixes, camarões, lagostas e lulas; cidades próximas a mangues, rios e lagoas desfrutam de caranguejos, pitus e sururus, enquanto que no interior, há o costume de se consumir carne de bode, carneiro, boi além da carne de sol.

Natal Nordestino

As festividades do Natal na região do Nordeste brasileiro realizam a integração da cultura popular. O Pastoril é uma das manifestações culturas que integra o ciclo das festas natalinas do Nordeste. É um dos quatro principais espetáculos populares nordestinos, sendo os outros: A Festa de Reisado, Mamulendo e Fandango.

Realizados no período natalino, os Pastoris apresentam duas modalidades: a lapinha e o pastoril.

A lapinha, dançada na sala da casa, diante do presépio, por meninas vestidas de pastoras celebrando o nascimento de Cristo. O pastoril, executado sobre um tablado ao ar livre, tem caráter profano e satírico, e é dançado e cantado por mulheres.

Símbolos

       Nas festividades de Pastoril levam um pandeiro feito de lata, com cabo e sem tampa, ornado de fita com a cor do cordão a que pertence. Acompanhamento: conjunto de percussão e sopro.

Os trajes típicos da dança são saia, blusa, colete, meião e sapatilha compõem a roupa especial. Na cabeça, tiara com fitas e flores. Já nas mãos, pandeiros e maracás para casar com a cantoria e dar som à apresentação. as pastorinhas usam chapéus de palha, blusas brancas, saias xadrez, arcos e cestinhas de flores; dançam uma coreografia específica para a apresentação diante do presépio.

Culinária Típica de Natal no Nordeste

Pavê de coco e banana

Ingredientes

2 latas de leite condensado

1 lata de creme de leite

200 ml de leite de coco fresco

300 g de biscoito tipo champagne

1 coco seco fresco raspado

1 fava de baunilha

320 ml de leite

3 bananas maduras

1 colher (sopa) rasa de manteiga

1 colher (sopa) de margarina

3 colheres (sopa) de açúcar cristal

canela em pó a gosto

 

Modo de preparo

Abra e raspe delicadamente a fava de baunilha. Reserve. Numa panela, coloque o leite condensado, o creme de leite, o leite de coco, metade do coco ralado, a manteiga  e metade da raspa da baunilha e leve pra cozinhar em fogo baixo, sempre mexendo. Cozinhe por uns 10 minutos até ficar consistente e soltar levemente da panela. Deixe esfriar. Corte as bananas em rodelas, leve numa frigideira e frite-as com a margarina, finalize com o açúcar, dourando-as dos dois lados. Desligue. Leve o leite com o restante da fava de baunilha em fogo baixo e deixe cozinhar por 5 minutos. Deixe esfriar, coloque numa vasilha e molhe os biscoitos dos dois lados. Numa refratária comece a montar o pavê. Primeiro, uma camada do biscoito, depois faça uma leve camada de creme, coloque as bananas, polvilhe canela, cubra com mais creme, faça outra camada de biscoitos e outra camada de creme. Polvilhe o restante do coco por cima e finalize com canela em pó a gosto. Leve ao congelador e sirva após quatro horas