NATAL NO BRASIL • Região Sudeste

 

 

Folia de Reis

A Folia de Reis nasceu na Espaanha e foi trazida pelos portugueses   para o Brasil durante o período colonial.

É considerada uma festa popular brasileira, que acontece do dia 25 de dezembro até o dia 06 de janeiro, através de grupos organizados de pessoas que saem pelas ruas da cidade, visitando as casas, tocando músicas populares e entoando cânticos bíblicos em homenagem aos Reis Magos e ao nascimento de Jesus.

 

Culinária no Sudeste

A região Sudeste do Brasil foi uma das primeiras a ser povoada, por diferentes culturas e etnias.

Desse modo, caracteriza-se como uma região heterogênea tanto nos aspectos culturais como gastronômicos.

Predomina-se o uso da carne suína e do feijão, além das especiarias, utilizadas para o tempero dos alimentos.

A feijoada, tradicionalmente preparada nessa região, é considerada o prato principal, presente em grande parte das datas comemorativas dessa população.

 

Símbolos

Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos, tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.

Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas, segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do mestre da folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais como catira, moda de viola e cateretê.