NATAL NO MÉXICO

Culinária

Uma das comidas natalinas marcantes do México é o Bolo dos Três Reis. Dentro dele vai uma imagem de Jesus. Na hora de cortar o bolo, quem receber o pedaço com a imagem é o “pai de Jesus” pelo resto do ano. A imagem de Jesus é colocada durante o preparo do bolo.

Nós, alunos do 6º ano, fizemos o Polvorón de chocolate. É um biscoito mexicano que leva nozes e é coberto com açúcar de confeiteiro.

Outras comidas típicas são:

Salgados

- Romeritos

- Tamales

- Buñuelos

 

Doces

- Polvorón

- Panetone

 

SÍMBOLOS

Presépio: é um enfeite tradicional do Natal mexicano e ilustra a ocasião do nascimento de Jesus.

Piñata: esfera de 7 pontas que indicam os 7 pecados capitais.  Acreditam que bater na piñata é livrar-se de todos os pecados.

Lanternas de Papel: geralmente são colocadas na frente das casas, principalmente durante as Posadas. Elas são decoradas com desenhos que representam a noite de Natal.

 

Tradições

Piñatas são esferas com 7 pontas (ou em formato de animais) feitas de papel machê. As pontas representam os 7 pecados capitais. Ao bater na piñata cheia de doces, as crianças se “livram dos pecados” e os doces que caem representam os prêmios que Deus dá.

Posadas são festas realizadas entre 16 e 24 de dezembro. As crianças passam na frente de casas da vizinhança procurando a comemoração. Elas representam a busca de Maria e José por abrigo.

Pastorelas são peças que representam o nascimento de Jesus, em que as crianças se fantasiam dos personagens.

Festa de Reis é uma homenagem aos três Reis Magos.