Datilografia - Uso básico da máquina de escrever

Entenda o funcionamento básico das máquinas de escrever

Existem diversas máquinas de escrever, com diferentes posicionamentos dos seus botões e alavancas para configuração e uso. Porém, conhecendo o funcionamento de uma máquina de escrever, ao deparar com outra, de outro modelo, em poucos minutos é possível perceber as diferenças, localizar cada uma de suas funções e utilizá-la com eficiência.

A seguir, o guia apresentará as funções da máquina Olivetti Lettera 82, uma máquina portátil que possui as funções mais básicas das máquinas de escrever.

 

Os principais botões da máquina

Veja a o esquema com os principais botões e alavancas, clicando sobre a miniatura da imagem ao lado.

Imagem esquemática - Máquina de escrever

Como iniciar o trabalho com a máquina de escrever

  • 1. Insira o papel na máquina de escrever pela entrada;
  • 2. Utilize o botão giratório do cilindro para puxar o papel até que apareça sob o guia tipos;
  • 3. Normalmente o papel é puxado pelo cilindro da máquina de forma torta. Para alinhar a folha, gire o cilindro até que os dois extremos do papel possam ser alinhados, utilize o liberador de papel, alinhe as pontas da folha e prenda o papel novamente posicionando o botão liberador de papel na posição original;
  • 4. Gire o cilindro até posicionar o topo da folha logo abaixo da barra aperta papel;
  • 5. Posicione os marginadores para delimitar os limites laterais de escrita na folha (margens);
  • 6. Utilize o desbloqueador do carro para posicioná-lo no local necessário para iniciar a escrita;
  • 7. Caso necessário, utilize a alavanca de entrelinha e retorno do carro para posicionar este para o início da escrita.

Entendendo as demais operações da máquina

Para um uso mais completo da máquina de escrever, experimente os botões:

  • a. Seletor de posições de fita para alterar a cor ou intensidade da cor das letras;
  • b. Tecla de maiúsculas e Fixador de maiúsculas para entender o uso destas;
  • c. Seletor de entrelinhas para verificar a diferença no espaçamento da alavanca de entrelinhas;
  • d. Liberador de margens para liberar o carro quando travar no final de cada linha;
  • e. Tecla de retrocessos para voltar o carro na posição anterior à última vez que pressionou alguma tecla;
  • f. Deixar uma parte do texto em negrito exige muito esforça na sequência de pressionar a tecla com força e retornar à mesma posição com a tecla de retrocessos para tornar a bater na mesma tecla com força. Isso deve se repetir quantas vezes for necessário para que as letras fiquem mais escuras que as demais do texto;
  • g. Para sublinhar uma palavra, retorna-se com o carro até o início da palavra e bate-se o sinal gráfico ( _ ), na parte de cima da tecla “6”, até que toda a(s) palavra(s) estejam sublinhadas;
  • h. Para saber o que se faz quando se erra uma palavra, leia o texto "Um prazer à moda antiga".

 

Datilografando caracteres especiais

Pela máquina ser portátil, muitas teclas de tipos (letras) foram suprimidas pelo fato de seus caracteres poderem ser escritos com o uso especial de outras:

  • Para o número 1, utiliza-se a tecla da letra “L” minúscula;
  • Para o zero (0), utiliza-se a letra O maiúscula;
  • Para o ponto de exclamação (!), utiliza-se o ponto (.), em seguida utiliza-se a tecla de retrocessos uma vez para volta o guia tipos sobre o ponto e utiliza-se o apóstrofo ('), que é o segundo tipo da tecla “8”.

 

Datilografar X digitar

Existem grandes diferenças no uso do teclado do computador e do teclado da máquina de escrever, embora a posição das teclas seja similar, pois ambas seguem a histórica disposição popularmente chamada de QWERT.

Para utilizar o teclado do computador não é necessária muita força nos dedos, pois o simples pressionar das teclas envia para o sistema do computador os sinais eletrônicos necessários para que as letras correspondentes sejam armazenadas na sua memória.

Antes disso, nas máquinas de escrever, a força com que se pressiona as teclas é diretamente responsável pela sua impressão mais clara ou mais escura na folha de papel. Por isso, não basta pressionar a tecla da máquina, é necessário “bater” nas teclas.

Por isso, ao contrário do teclado do computador, no qual os dedos apenas pressionam as teclas - vão para baixo – e são empurrados de volta à posição anterior pela própria tecla e não se desprende da mesma, na máquina de escrever, os dedos devem ser levantados do contato com a tecla para ganhar distância e força para bater nela. Além disso, a tecla da máquina de escrever deve ser “solta” imediatamente para que retorne à posição original sozinha, antes que outra tecla seja batida. Muitas vezes, quando se bate em duas teclas em um intervalo de tempo muito estreito, ou ao mesmo tempo, os tipos ficam presos no guia tipos e precisam ser soltos com os dedos.

 

Faça o download do arquivo que contém este texto, em .pdf (457KB).