Dr. Lincoln. O cérebro do/no IEIJ

O Cérebro foi feito para usar....

A aprendizagem significativa - e efetiva - só se dá quando um órgão de cerca de 1,3Kg, mas que ocupa 25% de todo o sangue bombeado pelo coração, é estimulado e colocado para funcionar!!

Hoje, dia 28 de fevereiro, é o dia do aniversásrio do IEIJ.

É impossível pensar no IEIJ sem homenagear o nosso cérebro pensante o amigo Dr. Lincoln, falecido em abril de 2012. Bem no dia da mentira....! Mentira sim, porque ele está sempre conosco....

“Um dia, você ainda vai ter 60 alunos”, dizia o Dr. Lincoln para a Luiza, na década de 70. Mas não só com carinho e confiança ele influenciou, grandemente, a consolidação de um trabalho pioneiro  no sistema educacional brasileiro.

Desde o ‘soninho dos pequenos’ até os espantosos mecanismos sinápticos de neurônios em conexão estimulados por uma questão da CULT refletem o seu vastíssimo conhecimento sobre o cérebro, que, humildemente, compartilhava conosco. “Eu sou só um mecânico, quem faz a máquina funcionar são vocês -  educadores”, dizia ele.  

Os estudos sobre neuroeducação, coordenados por ele, norteiam  muitas de nossas ações. Quantas crianças com “dificuldades na aprendizagem”, impregnadas de psicotrópicos, foram, por ele, resgatadas e hoje, experimentam o maravilhamento da aprendizagem ?

De cada canto do IEIJ emana a sua crença de que todas as crianças são inteligentes e que todas podem aprender; às vezes, só falta um “adubinho”.

Compartilhamos com vocês um artigo da Folha de Londrina do dia 6 de agosto de 2001.