Obras de Luciana Fernandez na Galeria Beth Camargo

Cordéis Rendados

Segundo a artista, os “cordéis rendados” são uma forma de pensar o contemporâneo, lançando um novo olhar sobre o tradicional".

Em carta, Luciana Fernandez, hoje morando em Londres, nos explica o seu pensamento acerca do trabalho apresentado: " a minha proposta é inspirar-me na "Literatura de Cordel”, no traço simples  e único desse gênero literário popular brasileiro, nesta arte que  se compõe entre poemas, canções, romances e desenhos.

         As gravuras conservam a simplicidade dos traços, portanto há nelas o mesmo espírito da arte popular. As peças são feitas em papéis de fundos texturizados, sobre os quais figuram formas que são decoradas com recortes feitos com estiletes de precisão. Como resultado final tem-se uma espécie de renda ilustrada, assim mais uma vez busco como origem do meu fazer artístico o artesanato brasileiro. Dessa forma, o que faço é uma composição usando diferentes inspirações populares, essa é a razão pela qual eu chamo as gravuras de “Cordel  rendado”.

         O Cordel é "uma das manifestações mais puras do espírito inventivo, o senso de humor e a capacidade crítica dos brasileiros a partir do interior e das origens humildes." (Carlos Drummond de Andrade)

 

"A Série Muézinhas - exposta na galeria do IEIJ, foi feita para ilustrar uma crônica em 8 Atos. Cada personagem representa uma persona feminina diferente, sua delicadeza, força, sabedoria e individualidade."

Em exposição aberta a comunidade de 2º feira a sábado no horário comercial. Entrada franca.