Tutorial - Criando arquivos .docx no LibreOffice

Ferramentas digitais

O conjunto de Aplicativos LibreOffice (OpenOffice) é composto por completas soluções de escritório que rivalizam à altura com a principal solução do mercado, Microsoft Office.

Capaz de ler arquivos do concorrente da Microsoft, tem a vantagem de ser em código aberto, multi-plataforma (há versões para Microsoft Windows, MacOS, Linux etc) e gratuito, requer de seus novos usuários algumas adaptações em sua rotina de utilização.

Uma das primeiras aprendizagens a ser realizada é a gravação de arquivos em formato similar aos da Microsoft: Word cria arquivos .docx; Excel, .xlsx; PowerPoint, .pptx.

Nos passos a seguir, trataremos da gravação de um documento de LibreOffice Writer (editor de texto) no formato .docx (de Microsoft Word):

 

Com um documento aberto no LibreOffice,

 

 

Na barra de ferramentas, escolha a aba Arquivo

 

No menu que se abre, escolha a opção "Salvar como...":

 

No menu Filtro, escolha o tipo de arquivo a ser criado:

 

Escolha  "Word 2007-365 (.docx)":

 

Escolha também o Nome do arquivo e deixe marcada a opção "Selecionar automaticamente a estensão do arquivo (.docx)". Depois, pressione "Salvar"

 

 

Verifique, no seu gerenciador de arquivos, que foi criado um documento com codificação do tipo .docx