Tutorial - Criando arquivos PDF com Microsoft Word

Ferramentas digitais

Desde a sua versão 2007, o Microsoft Word, um dos editores de texto mais utilizados da atualidade, oferece a possibilidade de converter seus documentos em arquivos do tipo PDF (Portable Document Format). Os arquivos PDF foram criados em 1993 e há mais de 10 anos foram "eleitos" pela comunidade mundial de desenvolvedores de tecnologias como padrão de documento "portável". Isso significa que diferentes fabricantes de dispositivos (hardwares) e de programas e linguagens de programação (softwares), com diferentes fins, concordaram em utilizar e facilitar o uso desses tipos de arquivos para fornecer informações textuais e/ou visuais.

Isso se deve em grande parte ao fato de um documento PDF "carregar" consigo todas as informações de formatação e as fontes tipográficas (arquivos com os tipos de letras) contidos no próprio documento.

Hoje, não importa o dispositivo ou o sistema operacional (Microsoft Windows, MacOS, Linux e Android etc) possuem aplicativos leitores de arquivos PDF.

 

Criando PDF na família Microsoft Office

Diferentes aplicativos são capazes de criar arquivos PDF. A seguir, trataremos do Microsoft Word (versão 2010) e de forma similar de todos os outros aplicativos que formam a suíte de aplicativos Microsoft Office (por exemplo, Power Point, Excel etc.), inclusives as versões mais novas: