NATAL NA LAPÔNIA

Região da Finlândia

CULINÁRIA

O peixe e a carne têm um papel proeminente nos pratos tradicionais finlandeses da parte ocidental do país.

É frequente o uso de produtos integrais e bagas, além de leite e seus derivados. Tradicionalmente, era comum o uso de vários tipos de nabos, mas estes foram substituídos pela batata.

A Lapônia exerce uma grande influência na cozinha finlandesa. Os pratos lapões são exóticos até para os habitantes do sul da Finlândia quando visitam a região para fazer passeios, mas não há nada que possa impedir os habitantes do sul de apreciar os pratos mais populares da Lapônia.

 

SÍMBOLOS

Rena: É um símbolo porque é uma região de pastos.

Árvore: É um dos principais símbolos. A primeira foi feita com um pinheiro e frutas doces penduradas, que trocadas pelos enfeites.

Papai Noel: Surgiu na atual Turquia. A Igreja conta sobre um velhinho gorducho que distribuía presentes às crianças. Nicolau de Myra era bispo, muito afortunado e ajudava aos pobres jogando sacos de moedas de ouro pelas chaminés nas noites de dezembro. Tradicionalmente, era representado com roupas verdes.

Presépio: A montagem representa a noite do nascimento de Jesus, e é tida como a primeira tradição católica de Natal.

 

TRADIÇÕES DE NATAL

As preparações do Natal na Lapônia começam um mês antes.

A primeira Árvore de Natal foi decorada em Riga, na Lapônia em 1510. Esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero.

Além disso, depois de jantar, as famílias dessa região, vão ao cemitério em memória dos entes falecidos.

Dizem que o Papai Noel mora na Lapônia.

Ele foi inspirado em São Nicolau, que ajudava algumas pessoas anonimamente.

Antigamente o Papai Noel tinha trajes de bispo, mas também foi retratado usando roupas verdes. Hoje em dia suas roupas são vermelhas e brancas devido a uma ação de marketing da Coca-Cola.