Fundo de vale 2018 - Fazenda Bimini

A Fazenda Bimini

Dentre as atividades desenvolvidas no Projeto, em busca de uma compreensão maior a respeito do que é necessário para proteger de forma mais efetiva o córrego e o fundo de vale, alunos e professores do 3º ao 9º ano procuraram na Fazenda Bimini, em Rolândia, os conhecimentos do Daniel e da Dona Ruth Steidle.

Saiba mais a respeito da Fazenda Bimini: Artigo da Folha de Londrina

 

O Trabalho de Campo

Ali, a caminha envolveu desde a área de reflorestamento, no divisor de águas da região, em direção ao vale onde está situada a sede da fazenda, até a lagoa presente na nascente do riacho. Diferentes espécies de árvores foram apresentadas, inclusive aquelas que possuem propriedades físicas e químicas que contribuem para com as outras espécies de árvores, animais e mesmo para com a preservação da área.

A principal aprendizagem alcançada foi a compreensão de que o modo mais eficaz - e talvel o único de fato - de proteger o fundo de vale é pensar a partir do divisor de águas - o "espigão"  - e tudo o que será levado em direção ao fundo de vale pela chuva. Essa compreensão, essa ideia, passou a nortear o projeto Fundo de Vale deste ano de 2018, no qual trataremos "do mundo para os fundos".

 

Veja imagens da visita do Fundamental II

 

 

Assista aos vídeos