MÚSICA
O ensino da Música, enquanto área de conhecimento, é desenvolvida por especialistas num trabalho sistemático para todos os alunos desde a Educação Infantil e tem por objetivo formar apreciadores autônomos de música que tenham experiências musicais relevantes, tanto do fazer quanto do apreciar e que possam utilizar esta forma de linguagem para se comunicar.
O trabalho tem como base cinco unidades:
APRECIAÇÃO – é no exercício da escuta sistematizada e direcionada que os alunos terão acesso ao acervo musical que a humanidade vem construindo. O contato com as obras de diferentes épocas, estilos e culturas possibilita o estudo e a percepção global da produção musical como expressão artística de uma sociedade inserida num tempo e num lugar.
PRODUÇÃO MUSICAL – O “fazer música” ocorre em todas as etapas e níveis, promovendo interação com as músicas trabalhadas ou com composições individuais e coletivas, por meio da formação de grupos vocais com repertório abrangendo canções de diferentes estilos e épocas e formação de grupos instrumentais estimulando o fazer musical em conjunto.
ESCRITA MUSICAL – iniciando-se como a representação livre das atividades musicais, as diferentes estratégias para as crianças grafarem o som que escutam ou produzem serão direcionadas para a construção da escrita musical no sistema da notação tradicional valorizando e estimulando as outras formas de escrita musical hoje utilizada pela música contemporânea.
REFLEXÃO - O respeito pelas manifestações musicais e sonoras de outras culturas e épocas. A comparação , crítica e o aperfeiçoamento dos trabalhos é uma forma de conscientizar-se das suas ações e relacionar-se com a arte como uma forma de representação do pensamento.
ECOLOGIA ACÚSTICA – Como seres geradores de sons todos nós somos responsáveis por aqueles que produzimos e inserimos na nossa ‘paisagem sonora’.