Computação

Arquivos para estudos

Laboratório de Informática

 

3º Bimestre

9º Ano

Ferramentas do Google - Drive

Na sua conta do Google Drive, construa a hierarquia de pastas: Pasta 2019 dentro da pasta IEIJ. Realize a transferência dos arquivos da sua pasta do M15 parasua conta do Google Drive. Após as transferências, apague-os da sua pasta no M15.

Para maiores detalhes a respeito de como realizar os procedimentos, acesse o Curso de Ferramentas do GoogleGoogle Drive, leia os textos e assista ao Vídeo 1: Operações Básicas.

 

Curso de Audacity - Gravação

Vinheta - Dedo de Prosa

O Dedo de Prosa é um evento anual da nossa Escola. As três edições já ocorridas foram registradas na forma de áudio, fotografias e vídeos. Para a melhor organização dos registros em áudio, precisamos de uma vinheta de abertura.

Ajude-nos a compor a abertura dos arquivos de áudio! Grave, com sua voz, "Dedo de Prosa" e envie pelo Moodle no formato MP3.

Utilize o Audacity para realizar as gravações. Verifique as gravações realizadas antes de realizar a exportação, para garantir a melhor dicção, a melhor pronúncia de cada sílaba, a melhor velocidade etc.

Envie 3 arquivos com a mesma frase gravada de diferentes formas (e ótimas formas!). No terceiro arquivo, será permitido o uso de efeitos para tornar a gravação mais divertida!

 

8º Ano

Ferramentas do Google - Drive

Na sua conta do Google Drive, construa a hierarquia de pastas: Pasta 2019 dentro da pasta IEIJ. Realize a transferência dos arquivos da sua pasta do M15 parasua conta do Google Drive. Após as transferências, apague-os da sua pasta no M15.

Para maiores detalhes a respeito de como realizar os procedimentos, acesse o Curso de Ferramentas do GoogleGoogle Drive, leia os textos e assista ao Vídeo 1: Operações Básicas.

 

Curso de Audacity - Gravação

Vinheta - Dedo de Prosa

O Dedo de Prosa é um evento anual da nossa Escola. As três edições já ocorridas foram registradas na forma de áudio, fotografias e vídeos. Para a melhor organização dos registros em áudio, precisamos de uma vinheta de abertura.

Ajude-nos a compor a abertura dos arquivos de áudio! Grave, com sua voz, "Dedo de Prosa" e envie pelo Moodle no formato MP3.

Utilize o Audacity para realizar as gravações. Verifique as gravações realizadas antes de realizar a exportação, para garantir a melhor dicção, a melhor pronúncia de cada sílaba, a melhor velocidade etc.

Envie 3 arquivos com a mesma frase gravada de diferentes formas (e ótimas formas!). No terceiro arquivo, será permitido o uso de efeitos para tornar a gravação mais divertida!

 

7º Ano

Ferramentas do Google - Drive

Na sua conta do Google Drive, construa a hierarquia de pastas: Pasta 2019 dentro da pasta IEIJ. Realize a transferência dos arquivos da sua pasta do M15 parasua conta do Google Drive. Após as transferências, apague-os da sua pasta no M15.

Para maiores detalhes a respeito de como realizar os procedimentos, acesse o Curso de Ferramentas do GoogleGoogle Drive, leia os textos e assista ao Vídeo 1: Operações Básicas.

 

Curso de Audacity - Gravação

Vinheta - Dedo de Prosa

O Dedo de Prosa é um evento anual da nossa Escola. As três edições já ocorridas foram registradas na forma de áudio, fotografias e vídeos. Para a melhor organização dos registros em áudio, precisamos de uma vinheta de abertura.

Ajude-nos a compor a abertura dos arquivos de áudio! Grave, com sua voz, "Dedo de Prosa" e envie pelo Moodle no formato MP3.

Utilize o Audacity para realizar as gravações. Verifique as gravações realizadas antes de realizar a exportação, para garantir a melhor dicção, a melhor pronúncia de cada sílaba, a melhor velocidade etc.

Envie 3 arquivos com a mesma frase gravada de diferentes formas (e ótimas formas!). No terceiro arquivo, será permitido o uso de efeitos para tornar a gravação mais divertida!

 

6º Ano

Ferramentas do Google - Drive

Na sua conta do Google Drive, construa a hierarquia de pastas: Pasta 2019 dentro da pasta IEIJ. Realize a transferência dos arquivos da sua pasta do M15 parasua conta do Google Drive. Após as transferências, apague-os da sua pasta no M15.

Para maiores detalhes a respeito de como realizar os procedimentos, acesse o Curso de Ferramentas do GoogleGoogle Drive, leia os textos e assista ao Vídeo 1: Operações Básicas.

 

 

 

 

 


 

1º e 2º Bimestres

Curso de e-mail

Para a realização das atividades escolares, inclusive de Computação, os alunos do Fundamental II necessitam de uma conta do Google e sua senha.

Guardar seus arquivos no Drive, compor textos coletivos no Documentos ou Apresentações e enviar ou receber mensagens de e-mail farão parte da rotina dos alunos.

 

Atividade 1:

Edite o conteúdo dos seus Contatos.

Crie um marcador para os alunos da sua turma. Garanta que os endereços de e-mail de todos eles estejam inseridos ali.

Atividade 2:

Escreva um e-mail para os alunos do seu grupo de sala de aula. Para isso,

  1. Leia o artigo a respeito da etiqueta ao utilizar e-mail;
  2. Acesse o site www.cinemaemcena.com.br, escolha e leia, entre as críticas do editor, o texto a respeito de um dos longa-metragens:
    1. Os Incríveis 2;
    2. Viva - A Vida é uma Festa;
    3. LEGO Batman: O Filme;
    4. Kubo e as Cordas Mágicas;
    5. Cegonhas.
  3. No corpo do e-mail (espaço de texto) descreva os pontos fortes que o crítico utilizou para enaltecer a obra, mas exponha também os pontos fracos que ele apontou - e que possivelmente não permitiram que a obra cinematográfica tivesse um conceito maior. Lembre-se e que seu texto deve ser honesto, utilizando pontos fortes e fracos do editor e que seu objetivo é convencer as pessoas para quem está escrevendo seu e-mail a compartilharem das mesmas ideias.

 

Atividade 3:

Respondendo um e-mail.

Depois de receber e ler o e-mail enviado pelos outros membros da sua equipe a respeito de um dos filmes, responda a mensagem. Utilize o comando responder para todos presente entre as opções do Gmail.

Para cada e-mail recebido, a respeito da obra cinemantográfica, após as devidas saudações, utilize as frases e as complete:

"Assisti"/"ainda não assisti ao filme";

"Muito interessante o que mencionou a respeito de..."

"Porém, prestarei atenção ao que mencionou a respeito de..."

"Me interessei mais..."/"suas observações me fizeram perceber que..."

 

Atividade 4:

Escrevendo um e-mail e recebendo a mensagem de erro.

Para esta atividade, será necessário enviar um e-mail para o seguinte contato: [email protected]

No assunto, escreva: Socorro, salve-me!

No corpo do e-mail, escreva: Meu computador está tentando me exterminar!

 

Atividade 5:

Grupo de Discussão

Atenção: a proposta da atividade foi/será enviada diretamente para sua conta de e-mail.

 

Curso de Moodle

O Moodle é a plataforma digital utilizada na Escola para que os alunos enviem suas atividades de Computação para correção. Por intermédio dele, também será possível entregar as Atividades de Casa diárias - inclusive as CULT.ieij.

Cada aluno já possui uma conta no Moodle da Escola IEIJ. Para acessá-la, deve requisitar seu nome de usuário e utlizar a senha trocar.1 (letras minúsculas e sem espaços).

Atividade 1:

  1. Acesso à conta do Moodle da Escola IEIJ.
  2. Alteração da senha do usuário.
  3. Alteração/atualização dos dados pessoais na plataforma digital.

 

Atividade 2:

Encontrar um determinado curso na plataforma digital e realizar sua inscrição nele.

 

Atividade 3:

Enviar conteúdo pelo espaço de entrega de arquivo (submissão de ficheiros):

  1. Crie um documento de Microsoft Word com:
    • Seu nome completo na primeira linha (e só isso!).
  2. Grave o documento na sua pasta, no M15, com o nome de arquivo:
    • CursodeMoodle.seunome
  3. Envie o arquivo utlizando o espaço de submissão de ficheiros:
    • Siga atentamente todos os passos indicados no próprio Moodle;
    • Depois, verifique se o arquivo foi relamente entregue.

 

Atividade 4:

Enviar conteúdo pelo espaço de Texto online:

  1. Escreva no espaço de Texto online:
    • Seu nome completo na primeira linha (e só isso!).
  2. Grave o seu texto:
    • Siga atentamente todos os passos indicados no próprio Moodle;
    • Depois, verifique se o texto foi relamente entregue.

 

Apresentações do Google

9º Ano

Atividade 1

Alunos do 9º Ano, acessem o link para a proposta: https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vTgcSOaekAGhAkbMGXIo6uUt4iAniGz9lGyR-6N0zQpx5xb2ZDa_WtSdG0o5KVP9AyxlbEsh9exrKqN/pub

8º Ano

Atividade 1

Alunos do 8º Ano, acessem o link para a proposta: https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vTZmJuhmWA4D3M50GdA0nde9FXtc7OIN3jQ_tyiY7zDjGjHoMPfZF5mNElpmoUy75BUhBIWjiNZJsxy/pub

7º Ano

Atividade 1

Alunos do 7º Ano, acessem o link para a proposta: https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vTKUCmkWqjMsAsl-wLemn5girHWyUebeeK18OUkksgQe0ek7jzXEoZd3tCkZiDr5H-g8o6ssUNwtYxQ/pub