Tutorial - Moodle - PIA Especialidades
Ferramentas digitaisPara auxiliar o gerenciamento das atividades dos alunos no PIA Especialidades, temos à disposição várias ferramentas digitais. Mas, principalmente, a centraliação dos arquivos dos alunos no Google Drive (das contas do Google dos próprios alunos e das contas da Escola).
A: Índice dos trabalhos dos alunos
Foi compartilhado com todos os professores a Pasta do Google Drive chamada 10.PIA. Ali, estão os diretórios de cada aluno e a planilha 01.Alunos.propostasDeEstudo:
Na planilha, organizado por turmas, estão a descrição do tema do aluno, o professor orientador, o link para a gravação da proposta do aluno e os links para o diretório de arquivos do aluno (presente na conta do Google da Escola) e mais exatamente para o Documento do Google que será o Diário das Atividades dele:
B: O Diário das Atividades
O Diário das Atividades do aluno é composto por várias páginas. Na primeira, estarão seus dados pessoais.
Em todo o Documento há várias vezes as descrições do que deverá ser escrito, de qual conteúdo é esperado. Essas descrições são delimitadas com os sinais "<< >>". Lembre-se de que essas marcas e todo o seu conteúdo devem ser apagados durante o processo de preenchimento dos espaços.
Verifique que há espaços para
- O professor declarar para o aluno o que é esperado que ele faça, o que é esperado que ele leia, por o que ele deve procurar, quais relações ele deverá tentar estabelecer;
- O aluno deverá explicar o que fez naquele dia; quais textos leu, o que acessou na Internet. Dessa forma, também estará construindo a bibliografia do seu trabalho e poderá percorrer novamete seus próprios passos quando for preciso;
- No espaço Texto do Aluno, ele irá escrever suas descobertas, anotar suas teorias, suas novas dúvidas, estabelecerá suas novas metas de estudo. É importante que o professor auxilie o aluno nesse processo, principalmente pelo fato de que esse não é um espaço para "colar" as cópias da Internet. Se o aluno constrói um índice dos textos lidos, com os títulos e links, não em de copiá-los, mas, tem de escrever com suas próprias palavras as suas ideias. Assim, já estará preparando seu trabalho final.
Assim, professor e aluno poderão construir juntos a interação necessária para o desenvolvimento dos trabalhos:
Verifique que no Painel de navegação da esquerda do Documentos do Google, com o passar dos dias, se formará o Índice dos trabalhos relizados
Dessa forma: