Aprendizado em tempos de COVID-19

Aprender é parte da vida, não tem um lugar onde não se aprenda, seja virtual ou não.

 

Devido ao coronavírus, o aprender online agora ficou por parte escola, enquanto a família é o presencial. É impossível deixar de aprender, pois fazemos isso a todo momento. 

 

Nessa nova realidade, os pais ficam muito preocupados sobre o processo de aprendizagem do filho, já que não possuem nenhum tipo de conhecimento sobre o assunto ou se consideram incapazes de conduzir de maneira pedagógica. Mas calma, tudo tem seu jeito.

 

Mesmo antes da existência das escolas já havia aprendizado. Não se trata de uma exclusividade da escola, e sim dos seres vivos. As instituições de ensino são um recurso que foi se organizando ao longo do tempo para estruturar melhor os conhecimentos, e atualmente com as informações que se tem sobre desenvolvimento e pensamento da criança, é possível saber qual a melhor idade para cada assunto.

 

Aprendizado é resolver problemas

 

Problemas que aparecem na vida diária. O nível de dificuldade varia de acordo com a faixa etária: o que pode ser simples para um pré-adolescente, pode ser difícil para uma criança. 

 

Nesse momento em que os pequenos estão em seus lares com os pais, há muito o que se aprender. O pedagogo italiano Francesco Tonucci propõe aos pais italianos, que estão as mesmas preocupações, ter o lar como processo de brincadeira e aprendizado na pandemia.

 

Do que as crianças sentem falta na escola? Seja qual for a idade, a resposta será: dos colegas. Dentro de casa, estão em melhores condições aqueles que possuem irmãos, enquanto para os filhos únicos trata-se de um momento mais difícil. Felizmente, existem recursos tecnológicos que podem ajudar um pouquinho com a saudade.

 

Aprendizado em casa 

 

Muitas coisas que não estão necessariamente no currículo, mas que fazem parte do desenvolvimento pessoal. A aprendizagem modifica e desenvolve a inteligência e o cérebro portanto, não importa o conteúdo, os pais podem ficar sossegados uma vez que a inteligência e o cérebro estarão funcionando.

 

Na escola, o professor auxilia esse desenvolvimento porque a instituição também trabalha com o desenvolvimento natural do aluno, com situações mais sofisticadas de acordo com a faixa etária. Em casa, aproveite o tempo para realizar o desenvolviemento doméstico, que também é muito importante, com seu filho!