Como distrair as crianças durante a quarentena?

Pais que estão trabalhando no sistema home office precisam usar de criatividade para distrair as crianças durante a quarentena. Conciliar o trabalho, a demanda de casa e dedicar um tempo para brincar com os filhos em época de isolamento social não é tarefa fácil.

Então, resta pôr a criatividade para funcionar e buscar alternativas de entretenimento para as crianças e até para os adultos também. 

 

Como conviver com as crianças o tempo todo em casa?

Para uma convivência harmoniosa durante a quarentena a criança deve compreender que os pais têm seus compromissos a cumprir e que eles precisam estabelecer alguns combinados a serem cumpridos.

Dessa forma, fica mais fácil, elaborar um planejamento diário para ser executado em família.

Para isso é preciso estabelecer o cumprimento da nova rotina da casa.

Criança precisa de regras e disciplina e mesmo que a rotina da casa tenha mudado, estabeleça horários para: acordar, realizar as refeições, usar os eletrônicos, assistir televisão, estudar, cochilo da tarde, banho, brincar, momentos em família e dormir.
Não esqueça que os pequenos aprendem pelo exemplo e a disciplina por parte dos pais é fundamental para a criança se inspirar a seguir esta rotina.

 

Como distrair as crianças?

Existem várias atividades que podem ser realizadas para distrair as crianças na companhia dos pais. São elas:

 

Contação de histórias

As atividades lúdicas são essenciais para o desenvolvimento das crianças. A contação de história é uma excelente oportunidade para penetrar no mundo da imaginação e aproveitar deliciosos momentos em família. Os papéis podem ser invertidos, ora a criança conta do seu jeito, ora os pais interpretam. Tudo pode ser enriquecido com cenários, objetos e outras criações dos participantes.

Incentive também a leitura! Ela é fundamental para o aprendizado e desenvolvimento infantil. 

 

Use a tecnologia em família

A família pode se reunir para visitas virtuais, sendo um momento de extrema distração além de grande aprendizado. Zoológicos como o de San Diego nos EUA disponibilizam várias webcams ao vivo, para distrair as crianças mostrando as belas girafas, os fofos coalas, os elegantes tigres, o irresistível elefante e muito mais, tudo ao vivo. 

Serviços de buscas do Google apresentam alternativas para visitas virtuais a aquários, museus, parques e muito mais. 

 

Resgate brincadeiras antigas

Criança adora novidades e inovação. Por isso, aproveite o que se tem em casa e adapte brincadeiras antigas, como ovo na colher, substituindo o alimento por uma bolinha de plástico ou de papel. Cabra-cega, amarelinha, pula corda também são brincadeiras excelentes para resgatar e fazer as crianças se movimentarem. 

 

Distraia as crianças com arte

A arte tem um papel fundamental no desenvolvimento da inteligência e criatividade, podendo ser incluída em diversas brincadeiras.

Criança adora encenar e a tradicional brincadeira da mímica é uma excelente opção para toda a família nesse momento. É só adaptá-la para que todos consigam participar.  Massinhas e argila são excelentes alternativas para os pequenos criarem e se distraírem modelando suas ideias. Criança adora desenhar, pintar, colar, recortar e essas são atividades que permitem que ela brinque, aprenda, crie e ocupe seu tempo de forma produtiva e divertida, seja sozinha, em companhia dos irmãos ou dos pais. 

 

Fonte: Museu da Imaginação