Como incentivar a leitura em cada fase da infância?

A leitura nos torna mais empáticos, sensíveis, solidários e  abertos às diferenças. Então, para ajudar você a incentivar a leitura em sua casa desde muito cedo, preparamos algumas dicas super especiais! Confira como incentivar a leitura em cada fase de desenvolvimento do seu pequeno.

 

Saber como incentivar a leitura é um ato de amor!

O hábito da leitura traz benefícios desde os primeiros meses de vida. Inicialmente, a contação de histórias colabora, principalmente, com a imersão dos bebês no universo da linguagem. Além de estimular o seu desenvolvimento e fortalecer o vínculo entre cuidador(a) e criança. Posteriormente, os livros infantis passam a ser importantes aliados na hora de estimular a imaginação e a criatividade. E, também, colaboram com o processo de alfabetização, com a abordagem de temas difíceis e para uma visão de mundo mais crítica e ampla sobre o mundo.

 

A leitura para crianças de 0 a 3 anos: os bebês e os livros infantis

Os primeiros 3 anos de vida de uma pessoa são os mais importantes de sua vida. Pois é neste período que acontece o início das conexões sinápticas que o influenciarão pelo resto da vida. Não é à toa que pesquisas descrevem o período dos primeiros 1000 dias (a contar desde a gestação até os quase três anos de vida da criança) como os mais importantes para o desenvolvimento, pois é neste período que o cérebro está mais ativo do que nunca, sendo moldado e absorvendo tudo o que é novo e acomodando o que já foi experienciado. Logo, não há dúvidas sobre o quanto ler para os bebês é importante! Nesta fase da vida, o papel do mediador é essencial no momento da leitura compartilhada, é ele quem vai intermediar a relação entre os bebês e a linguagem!

 

A leitura para crianças de 3 a 6 anos: Era uma vez e era outra vez…

Dos 3 aos 6 anos, o imaginário dos pequenos está a mil! O mundo do faz de conta permeia a realidade de tal forma que, em alguns momentos, se fundem. Assim, os pequenos se ocupam das brincadeiras de forma intensa e séria – reproduzem o mundo à sua volta e o compreendem a partir daí. Além disso, esta é uma fase de intensa socialização e preparação para a alfabetização, em que, normalmente, a vida escolar já é parte da rotina. O aprendizado continua intenso, os neurônios a mil. Assim como o corpo todo, basta notar como são inquietos e adoram brincadeiras que envolvem movimento e ação! Muita energia e criatividade para colocar em prática! Com tanta ação, como prender a atenção dos pequenos para os momentos de leitura?

 

A leitura para crianças de 6 a 8 anos: os leitores iniciantes

Nessa fase, além de toda a imaginação, criatividade e energia, os pequenos também passam a definir melhor seus gostos e a terem uma visão mais crítica e curiosa sobre o mundo que os cercam. Afinal, é quando a famosa fase dos porquês está aflorada e as crianças querem saber e entender sobre tudo. Também é nessa fase que o processo de alfabetização se dá de maneira mais intensa, propiciando as primeiras leituras autônomas.

 

A leitura para crianças de 9 a 10 anos: os leitores fluentes

Nessa faixa etária, os pequenos já sabem ler e se comunicar com desenvoltura. Também já desenvolveram mais suas preferências e hábitos. Portanto, os pequenos (já não tão pequenos assim) têm facilidade em ler os próprios livros sozinhos. Como expõe Jean Piaget (1947), nesta etapa, o pensamento está mais desenvolvido no que diz a respeito à realização de operações mentais. O interesse por conteúdos mais complexos com diferentes abordagens, mas com a presença de desafios, questões e mistérios, passam a ser mais atrativos. No entanto, ainda que a criança já tenha completado o processo de alfabetização, a mediação e o incentivo à leitura são contínuos e é muito importante que os adultos continuem a estimular o gosto pelos livros nessa idade, para que, de fato, o hábito da leitura seja para a vida toda!

 

Fonte: Blog da Leiturinha