Como incentivar a leitura infantil do meu filho?

Com o coronavírus, estamos passando mais tempo em nossas casas. Caso o hábito da leitura infantil ainda não seja parte da rotina do seu filho, o IEIJ trouxe dicas práticas de como incorporá-lo!

 

Primeiro de tudo, temos que entender que na escola a professora lê, todos os dias, para os alunos até o quinto ano. Muitas vezes achamos que apenas pela criança saber ler, basta presenteá-la com um livro e já está tudo encaminhado, mas não é bem assim que as coisas funcionam. 

 

Nós, pais, também deveríamos ler todos os dias para nossos filhos até os 10 anos, mesmo que sejam apenas algumas páginas. Isso porque a criança não lê com a entonação necessária e acaba ficando chato. No IEIJ nós gostamos de fazer teatros em nossa biblioteca, assim os alunos acabam associando a mágica do teatro com os livros.

 

Leitura infantil em casa

 

“Ah, mas meu filho não gosta de livro. E agora?”. Estabeleça que todos em casa deverão ler por 30 minutos, qualquer assunto de sua escolha. Para que a leitura infantil comece a fazer parte do cotidiano do seu filho, é preciso dar o exemplo. Mesmo que não te agrade muito a ideia de ler, talvez essa situação acabe sendo uma oportunidade de descoberta de algum assunto que te agrade.

 

Ao contrário do que você possa pensar, não é preciso ser considerada uma pessoa culta para ler. O hábito de leitura infantil não é suficiente se incentivado somente no ambiente escolar, é preciso o trabalho da família. Contamos com você!

 

Além da leitura infantil

 

Nesse período que estamos passando mais tempo em nossas casas, é comum procurarmos por outros meios para entreter as crianças. Só a leitura infantil não parece ser suficiente, então trouxemos algumas outras ideias que estimulam a aprendizagem.

 

A cozinha é onde tem mais coisas para fazer, que tal preparar uma receita? Muito do que achamos comum e sem valor, como o funcionamento de uma batedeira ou de um liquidificador, pode ser interessante aos olhos das crianças!  

 

Ligar para os avós, perguntar do que brincavam na infância e tentar imitar também é uma boa ideia. Uma série de atividades divertidas que, às vezes, a criança nunca teve contato. A tecnologia pode ser uma aliada, jogos que se popularizaram no período de quarentena, como o Among Us, são possíveis de jogar em família! 

 

O papel da escola na aprendizagem

 

Todas essas são formas de aprendizagem. O aprendizado pode ser uma coisa muito prazerosa e ir além da leitura infantil. Crianças e adolescentes devem passar pelo processo de aprendizado doméstico que muitas vezes passou batido, perdendo todo o conhecimento prático e científico que poderia ter sido proporcionado. Esse processo de aprendizado pode ser recuperado, já que estamos passando mais tempo em casa. Basta querer! 
 

Mas a escola também exerce um papel fundamental. Aqui no IEIJ, nos apoiamos na teoria de Jean Piaget sobre o desenvolvimento da inteligência, com a meta do mais profundo desenvolvimento escolar para todos os alunos. Venha conhecer