Desenvolvimento infantil na pandemia

O desenvolvimento infantil respeitando a natureza humana e auxiliando nas tarefas do lar.

 

Ao longo da história, os pais souberam como ajudar no desenvolvimento infantil de seus filhos, principalmente porque estes tinham atividades para ajudar no lar. Infelizmente, com tantas dúvidas que estão se criando no mundo atual, às vezes os pais acabam por perder um pouco da intuição de educadores.

 

Mas o que é esse desenvolvimento infantil? Como já conversado no artigo anterior, a questão de “desenvolver” é trabalhar as regularidades da própria natureza que também devem ser respeitadas pela escola. 

 

Estamos em um momento muito artificializado da humanidade, por isso que talvez seja tão difícil acreditar no desenvolvimento da criança dentro do próprio lar. Em nossa prévia percepção, para se desenvolver acreditávamos precisar de materiais e recursos que agora não temos mais acesso e ainda conseguimos fazer um bom trabalho. 

 

Estimulando o desenvolvimento infantil

 

Jean Piaget é o maior epistemólogo que já tivemos e que realmente descobriu como se processa o desenvolvimento. Antes do biólogo, a teoria do conhecimento era pensada somente do ponto de vista da inteligência adulta, e foi Piaget que, pela primeira vez, foi até crianças e animais para ver como o desenvolvimento e aprendizagem ocorria. 

 

O que ele descobriu? Que a aprendizagem animal, sendo de animais propriamente ditos ou pessoas, têm as mesmas características. 

 

Nós poderíamos começar dentro de casa, pensando nas regularidades da natureza humana da criança que nos afastamos por viver em um mundo artificializado e cheio de normas externas. Uma recomendação para contribuir ao desenvolvimento infantil é começar pela questão do sono.

A regularidade do sono

 

Uma neurologista americana afirma que o despertador não significa que é hora de levantar, porque o certo seria levantar após uma noite de 8h de sono normalmente.  Mas como estamos em uma pandemia e temos que ficar em casa, a criança não precisa levantar 6h para ir à escola, podendo ter uma noite mais longa de sono. 

 

Começar por essa regularidade é muito importante, uma vez que tanto crianças, quanto adolescentes, estão dormindo pouco ou dormindo demais. Porém, temos que levar em conta que o adolescente só está preparado para dormir um pouco mais tarde, pois sua parte hormonal só começa a induzir ao sono depois.

 

Tendo isso em conta, existem países que já estabeleceram seu horário de aula às 10h da manhã para que os adolescentes possam dormir o tempo adequado. Atitudes como essa, respeitam a natureza. Você não muda a natureza, você pode torcer, mas não mudar, e posteriormente as consequências virão.

 

O desenvolvimento infantil nas tarefas domésticas

 

Depois de levantarmos, temos a primeira refeição, que também pode agregar ao desenvolvimento infantil. Aí já não precisamos mais separar a natureza da vida doméstica: os pais agora têm tempo para ensinar a criança a arrumar sua cama corretamente. No café da manhã, enquanto um faz o café, outro pode pôr a mesa enquanto outro pode ir tirando as coisas da geladeira, por exemplo.

 

Todas essas atividades podem ser feitas juntas. Aquela sobrecarga, que frequentemente acontece à mãe, pode ser evitada. E agora, enquanto estamos passando mais tempo em casa, é o momento ideal para começar. 

 

Uma coisa a ser levada em consideração é que a criança, por mais que tente, ainda vai acabar fazendo as atividades sem a perfeição que esperávamos. Para isso, basta ter um pouco de sensibilidade e aceitar que cada um tem o seu tamanho, e faz as coisas como pode.


Desenvolvimento infantil é com o IEIJ

 

Fundado em 1973, na cidade de Londrina, o IEIJ buscava transformar a Educação Infantil da época. Aos poucos, esse desejo se ampliou e, hoje, a Escola oferece ensino inovador para Educação Infantil, Fundamental I e Fundamental II.

 

Aqui no IEIJ, nos apoiamos na teoria de Jean Piaget sobre o desenvolvimento da inteligência, com a meta do mais profundo desenvolvimento escolar para todos os alunos. Venha conhecer!