É bom ter amigos na escola?

Fomos criados para viver em sociedade. Dentro do ambiente escolar ou em outros momentos temos a oportunidade de conhecer e conviver com várias pessoas. Grupos se formam e a cada dia a aproximação se torna maior, logo surgem amizades duradouras.

Geralmente nos aproximamos daqueles que mais se parecem conosco; aqueles que têm os mesmos gostos, valores, crenças, objetivos e até as mesmas manias.

O fato é que se relacionar e ter amigos é fundamental para que cada um possa construir relações, trocar experiências, sentir, conhecer, compartilhar o mundo e se divertir. Além disso, ter a companhia de amigos diminui os riscos de depressão, ansiedade, estresse e ainda eleva nossa autoestima e bem-estar.

Claro que nas relações de amizade não significa que não possa haver conflitos. Porém, o mais importante é saber lidar com as diferenças, ser gentil, sincero, tolerante, paciente e saber respeitar. Assim, você se sairá bem na conquista de novos amigos e conservará aqueles que já têm. Ter amigos é fundamental para garantir nossa alegria – é uma necessidade do coração humano.

Os amigos da escola são companheiros de jornada, de aprendizado, de aventuras e traquinices. Depois, quando crescemos e saímos da escola, temos sempre histórias para contar da infância, e lá estão aqueles amigos fazendo parte da nossa vida novamente.

Mas há alguns colegas de classe que acabam se tornando nossos melhores amigos. Na recordação dos amigos de infância, sempre vamos encontrar boas lembranças e bonitas histórias sobre nós mesmos.

 

Fontes: Mundo das Mensagens e CPB Educacional