Ensinando educação financeira para crianças

Ensinar educação financeira desde a infância é muito importante para que essa atitude tenha reflexo ao longo da vida adulta. Essa educação financeira deve começar com exemplos dentro de casa, em que de forma simples os pais devem orientar a consciência econômica das crianças.

Comece pela mesada

A mesada é um dos primeiros contatos em que a criança tem de forma direta com o dinheiro, também é uma excelente oportunidade para iniciar a educação financeira. Para isso lembre-se que ao começar a dar a mesada para os pequenos, o valor seja compatível com a sua idade, e em uma frequência regular, a critério da possibilidade dos pais, um valor semanal, quinzenal ou mensal.

Essa distribuição de maneira regular é importante para que a criança aprender como poupar, tendo a responsabilidade e economizar e gerir o próprio dinheiro até a próxima data para o recebimento da mesada. Orientando os pequenos como utilizar e guardar o dinheiro, mas dando também a liberdade necessária para que eles tomem decisões de forma independente.

Ensine o hábito de poupar

O hábito de poupar o dinheiro deve começar desde cedo, é muito comum ao receber o valor da mesada uma criança se sentir estimulada a gastar o dinheiro, administrando de forma incorreta a quantia, fazendo com que acabe antes do esperado. Nesse momento é muito importante que os pais estimulem a poupar o dinheiro pensando, dando exemplos de como funciona a poupança, juros, e principalmente orientando sobre ter de uma reserva financeira e outros fatores predominantes para o sucesso da educação financeira dos pequenos.

Explique sobre o uso consciente do dinheiro

Até mesmo os adultos acabam se perdendo nas finanças e exagerando ao comprar, mas para isso é muito importante que seja ensinado às crianças sobre comprar o que realmente é útil no momento, poupando dinheiro para o futuro.  Explique a diferença de produtos de necessidade básicas e o que pode ser comprado mais tarde. Essa explicação fará com que entendam o valor de cada produto assim como a necessidade deles.

Mostre a importância do dinheiro

Nessa fase converse com a criança sobre o uso do dinheiro no cotidiano, é necessário que seja explicado de forma didática como funciona o mercado e o trabalho, para que ela enxergue de forma positiva. Nessa hora você pode incentivar a criança com pequenas tarefas em que ela pode fazer e ganhar um valor adicional na mesada.

 

Fonte: Dicas Pais e Filhos