Estudar em casa: como ajudar os filhos durante a quarentena?

Mantenha o foco

É fundamental que os pais tenham o cuidado de manter uma rotina de estudos e atividades educativas com os filhos. A recomendação é que as crianças criem o hábito de estudar em casa no mesmo horário em que estariam no colégio.

Essa medida é muito importante para elas terem mais disciplina e não perderem o ritmo. Além disso, é uma forma de a criança não ter dificuldades de voltar à rotina quando acabar o período de quarentena.

 

Estabeleça a rotina com clareza

Por mais que você esteja determinado a ajudar o seu filho a estudar em casa, a rotina é muito importante para que ele mantenha o foco. Para isso, como dissemos, deve-se definir o horário normal de colégio para o aprendizado, iniciativa que vai ajudá-lo a entender que é necessário seguir com os estudos mesmo estando fora do ambiente escolar.

Também é positivo apontar os horários em que a criança pode usar os equipamentos eletrônicos, seja para interagir com os amigos, seja para jogar ou consumir conteúdos de entretenimento. O ideal é o estudante não passar várias horas do dia usando os dispositivos móveis.

Você também pode diversificar a rotina com outras ações, como assistir a filmes, fazer desafios de dança ou de mímica e brincar de jogos tradicionais (dominó, damas etc.). É importante movimentar o corpo e a mente, para a criança sentir-se mais criativa e disposta.

 

Pratique a leitura

Estudar em casa é uma oportunidade para os pais se aproximarem dos filhos, não é mesmo? Por isso, vale a pena dedicar alguns momentos do dia para a prática da leitura. Dependendo da criança, vocês podem ler juntos uma notícia, um trecho de um livro ou até uma poesia.

Depois da leitura, pergunte o que a criança achou do conteúdo apresentado. É uma forma de verificar como ela está interpretando os textos. Manter uma rotina diária de leitura contribui para o estudante adquirir mais conhecimento e aumentar o vocabulário.

Tenha como meta mostrar para o seu filho que a leitura é uma prática fundamental para o autoconhecimento e a capacidade de articular ideias. Se fizer isso, aumenta consideravelmente as chances de a criança ter um desempenho cada vez melhor no colégio.

 

Priorize momentos de lazer

A vida não é feita só de trabalho e de estudar em casa, concorda? Então, não se esqueça de destinar um espaço na sua rotina para o entretenimento. O indicado é fazer isso depois que você e as crianças tiverem cumprido as obrigações do dia.

Brincar de um jogo com perguntas e respostas, improvisar o tradicional pique-esconde e assistir a um bom filme são algumas das alternativas que podem ser feitas para deixar a casa mais animada.

Manter o bom humor é muito positivo para enfrentar as dificuldades. Tenha um planejamento para permitir ao seu filho conciliar os estudos com as brincadeiras. Assim, ele vai estar mais disposto para fazer as tarefas do colégio.

 

Aposte na tecnologia

A tecnologia não está à sua disposição apenas para fazer o seu filho estudar em casa, mas também para deixar a rotina mais interessante. Além dos aplicativos e dos consoles (Xbox, PlayStation etc.), há sites que podem oferecer conteúdos dinâmicos e que vão colaborar para o seu filho ter uma maior bagagem cultural.

Ao acessar os sites do Louvre e do Museu do Vaticano, as crianças podem fazer um tour virtual e conhecer obras de arte. Dessa forma, você colabora para o seu filho adquirir mais conhecimento e conviver com outras culturas mesmo sem sair de casa.

Com relação aos estudos, não faltam aplicativos e sites para fazer exercícios de diversas matérias (Português, Matemática, Ciências, História etc.). Outra dica é procurar por apps que podem ajudar a aprender uma língua estrangeira, como o DuoLingo.

 

Fonte: Certus