Comer bem é mais que ingerir nutrientes

A alimentação infantil, apesar de parecer simples em sua teoria, na prática são vivenciados muitos desafios. Como pais, temos a ansiedade de que a criança coma bem, que tenha preferência por alimentos mais saudáveis, que aceite as preparações realizadas e que na escola continue esse mesmo comportamento.

 

Muito disso vem da crença de que a criança não sabe conduzir a própria alimentação e de que precisa de assistência irrestrita no processo. Não apenas estimulamos, mas a coagimos a comer determinado alimento que julgamos ser saudável.

 

Pensando nisso, Melina Caldani, mãe de três crianças no IEIJ e educadora formada em BLW (forma de alimentação do bebê onde não se tem papinha) foi convidada a integrar uma de nossas Webséries, tratando de alimentação infantil. Neste primeiro artigo, ela nos ajuda a entender como começa a relação da criança com a alimentação e qual o impacto ao longo da vida.

 

>> Acesse a Websérie: Repensando a educação alimentar das crianças

 

Desmistificando a alimentação infantil 

 

É comum pensarmos que a alimentação infantil ideal é aquela que é a mais natural possível, o prato mais colorido, com alimentos minimamente processados e sem nenhuma recusa. Do ponto de vista nutricional, realmente é. Mas alimentação saudável vai muito além disso.

 

Quando compreendemos que uma alimentação infantil ideal atende a outros conceitos, temos muito mais liberdade e leveza conosco. Uma relação saudável com a comida significa ter esse acesso aos alimentos variados, saudáveis e mais próximos do natural, mas também aos alimentos afetivos. Respeitando a fome e saciedade da criança e considerando o ambiente em que as refeições acontecem.

 

Alimentação infantil saudável no IEIJ

Alimentação infantil saúdavel no IEIJ

Consequências no futuro


Quando a criança está sob estímulos muito estressantes na alimentação, a chance de criar uma associação negativa com o ato de comer é muito grande. Isso facilita o desenvolvimento de futuros distúrbios de imagem e transtornos alimentares. Portanto, a forma como ela interage na hora da refeição e o modelo de alimentação que passamos também fazem parte do combo “alimentação infantil saudável”. 

 

Alimentação saudável compreende ter a oportunidade de manipular os alimentos (que sejam adequados, saudáveis) e escolher o que deseja. Um ambiente livre de conflitos, onde a comida não esteja associada à recompensa ou punição. Diz respeito a todos esses estímulos estarem equilibrados, a criança ter liberdade de recusar ou comer o quanto baste a ela.

 

>> Leia também: Como a prática da "bolha social" tornou seguro realizar aulas na pandemia

 

Alimentação infantil saudável é com o IEIJ

 

Todos esses aspectos juntos proporcionam uma alimentação infantil saudável. Mas, ao contrário do que possam pensar, não é algo que seja restrito à nossa casa. É aplicável em qualquer lugar que a criança envolve com frequência sua alimentação. 

 

Portanto, não tem como trabalhar com a alimentação da criança sem integrar escola e família. São todos ambientes com pessoas que influenciam a formação da criança e nós do IEIJ temos consciência disso. Fazemos o possível para que nossos alunos tenham uma relação harmoniosa e divertida com a comida, incentivando-os a escolher, colher e preparar os próprios alimentos com o nosso auxílio. Se você procura uma escola que valorize a alimentação do seu filho, que tal conversarmos?