Como a prática da "bolha social" tornou seguro realizar aulas na pandemia

O sucesso no volta às aulas, fruto da união entre a estratégia de bolha social do governo neozelandês com os ideias IEIJ, somado às orientações de profissionais da saúde atuantes na linha de frente no combate ao Coronavírus. Confie no IEIJ para um retorno seguro ao ambiente escolar. 

 

O que é a “bolha social”?

 

O governo da Nova Zelândia permitiu que sua população expandisse, de forma limitada, seu círculo de contatos. Essa expansão é a chamada estratégia de bolha social, que permite que mais pessoas sejam incorporadas ao núcleo familiar, mantendo o relacionamento de forma exclusiva.

 

O sucesso da estratégia depende diretamente do cumprimento da regra: o grupo de pessoas presentes na bolha é impossibilitado de estar presente em outra. Uma vez que o objetivo da bolha social é aumentar o contato social mas contendo o risco de transmissão do vírus.

 

IEIJ e a bolha social

 

Como uma alternativa da adaptação à pandemia no volta às aulas, o IEIJ adotou a prática do governo neozelandês e conseguiu retornar às aulas presenciais de forma segura mesmo durante a quarentena. Os resultados apresentados são de extrema satisfação.

 

São mais de 60 dias de aulas presenciais, com 80% dos alunos (os demais encontram-se nas aulas remotas devido à comorbidades na família) e 0 casos casos de Covid-19. Incluindo funcionários e professores. Para os alunos que optaram por não voltar às aulas e permanecerem em casa, são realizados atendimentos on-lines com atenção exclusiva. 

 

 

>> Saiba Como escolher a escola certa para meu filho com tantas mudanças?

 

Nosso Plano Escolar de Contingência

 

Para que o modelo adotado fosse um sucesso, foi necessário seguir um protocolo de biossegurança e controlá-lo rigorosamente. Ao seguir os pilares do PEC, o Plano Escolar de Contingência, o IEIJ inovou com o protocolo emocional, onde enxerga também como prioridade o bem-estar do aluno e da família, a cooperação e a preservação da saúde emocional. 

 

Foi criada uma Cartilha de Retorno Às Aulas para prevenção, monitoramento e controle da disseminação da COVID-19 no retorno às atividades presenciais do IEIJ. Nela, o Plano Escolar de Contingência era esclarecido, inclusive com orientações de preferências de calçados, como embalar o lanche e como se portar durante esse período. 

 

Comissão de segurança

 

Você pode acessar a cartilha de volta às aulas presenciais clicando aqui. Para decidir as medidas a serem tomadas, foi realizada uma comissão de segurança, composta por médicos, advogados e outras profissões que estão na linha de frente do combate ao novo Coronavírus.

 

Todos os funcionários passaram por um treinamento interno com as orientações desse comitê, onde os pais também participaram e tiveram suas opiniões ouvidas e levadas em consideração. Com o objetivo de retornar fazendo uso da melhor solução possível, os pais poderiam então sentirem-se seguros e confiantes quanto à segurança de seus filhos e restante dos familiares.

 

>> Leia também: Aprendizado em tempos de COVID-19

 

 

IEIJ: Segurança e Confiança

 

O pioneirismo esteve presente no IEIJ desde sua fundação, nossos materiais, métodos de ensino e a cooperativa de pais são a prova disso. Em momentos como esse não seria diferente. 

 

Para que o protocolo de biossegurança fosse de fato efetivo e possível de ser seguido, unimos nossos ideais com a estratégia neozelandesa e com as orientações de profissionais da saúde extremamente qualificados. O fruto dessas medidas são os casos nulos de Covid-19 desde o retorno à escola, comprovando ser seguro para todos.

 

Nossa estratégia de sucesso vem recebendo elogios de todos quanto ao comportamento e rigor presentes. Se você procura um ambiente seguro e confiável para seu filho estudar presencialmente, que tal conversarmos?