Como escolher a escola certa para meu filho com tantas mudanças?

Saiba quais são as principais características a serem consideradas na hora de escolher a escola ideal para o seu filho. 

 

Passamos boa parte de nossas vidas na escola, aprendendo as matérias estabelecidas na grade curricular e também nossas noções de socialização e civilização. O ambiente educacional é fundamental na nossa formação como pessoa, e o que aprendemos desde crianças ainda refletem na vida adulta. 

 

Com a pandemia do Coronavírus tudo mudou, e com as escolas não seria diferente. O método de ensino à distância foi a solução encontrada para que os alunos não perdessem o ano letivo, mas isso não significa que todas as instituições adaptaram-se bem a ele, seja por falta de estrutura, preparo ou recursos. 

 

Portanto, na hora de escolher a escola ideal para seus filhos, essa é uma das considerações a serem feitas. Está em busca de um novo ambiente escolar para seus filhos em 2021 mas não sabe por onde começar? Nós preparamos esse artigo especialmente para você!

 

 

Principais considerações

 

 

Propostas pedagógicas 

 

Estabeleça seus ideais. Atualmente existem diversos tipos de educação ou métodos de ensino, proporcionando a liberdade de escolha que mais se encaixa nos valores que você deseja ver refletido na educação de seu filho. 

 

 

Infraestrutura

 

Através da infraestrutura é possível notar se o discurso e a prática da instituição condizem, como na estruturação das salas e o espaço livre disponível. Os espaços também de nada adiantam se estes não forem efetivamente usados na aprendizagem das crianças, inclusive uma área verde é indispensável para que haja atividades ao ar livre e contato direto com a natureza, importantes no processo de aprendizagem.

 

 

Reputação

 

Reputação é algo valioso, através dela também é possível confirmar se o discurso condiz com a prática. Não se limite apenas a pesquisar apenas no site da escola, converse com parentes, colegas, estudantes e ex-estudantes. Procure em sites de busca e redes sociais o que as pessoas têm a dizer sobre a instituição e una todas as informações obtidas na hora de fazer sua decisão.

 

Além do orçamento disponível a ser investido, o corpo docente e os materiais didáticos utilizados no processo de educação, essas são alguns dos requisitos que é necessário atenção. Mas não devemos atribuir a responsabilidade inteiramente à instituição, a família também tem um papel a desempenhar.

 

 

Família e Escola

 

Para atingir a educação almejada ao seu filho também é preciso a participação familiar. Ao visitar a escola, converse com professores, coordenadores e até mesmo funcionários que não tenham participação direta na sala de aula. É essencial que a escola e a família desenvolvam um bom relacionamento. 

 

Essa relação de confiança transmite, entre outras coisas, respeito e admiração. Assim, há uma maior probabilidade da criança se sentir acolhida no ambiente e que tenha um melhor desempenho durante as aulas.

 

Tenho certeza que ao analisar todas as considerações propostas nesse artigo, você será capaz de tomar a decisão mais assertiva! Porém, em meio a tantas coisas que devem ter sua atenção, é comum se questionar sobre a existência de uma escola que atenda às suas expectativas.

 

 

A escola dos sonhos existe? 

 

 

Seguindo a teoria epistemológica de Jean Piaget, o biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio, o Instituto de Educação Infantil e Juvenil surgiu buscando inovação através de um ensino pedagógico totalmente diferenciado.

 

 

Aprendizagem 

 

Com quase 50 anos de existência, a aprendizagem no IEIJ é através da prática, pois como o próprio cientista acreditava, o conhecimento se dá por meio da resolução de problemas através da investigação, levantamento de hipóteses, verificação pela experiência e elaboração de conclusões. 

 

Os alunos desenvolvem inúmeros trabalhos de geografia, ciências, história e matemática ao redor da escola, no fundo de vale. Já os processos de química e física acontecem também na cozinha, durante o preparo dos alimentos feito pelos próprios estudantes.

 

Aulas de inglês são ministradas diariamente desde o Ensino Infantil. Dessa forma, ao concluir o Fundamental, os alunos apresentam fluência na Língua Inglesa, comprovada através de testes internacionais aplicados.

 

 

Autonomia

 

A questão de autonomia é algo constantemente trabalhada, inclusive na Ed. Infantil. A educação financeira acontece desde pequenos, com a liberdade de fazerem escolhas na compra dos alimentos a serem consumidos, e o processo de limpeza dos ambientes de estudo também gerenciado pelos estudantes.

 

 

Material didático atual

 

Todo nosso material didático são feitos pelos professores. Dessa forma, assuntos que estarão disponíveis em livros didáticos em alguns anos, já estão sendo disponibilizados e ensinados à nossos alunos. 

 

Para planejar todo o conteúdo é preciso ter educadores como estudantes permanentes, professores os quais 37% do tempo na Escola é dedicado a essa atividade. Elaborar o próprio material também proporciona uma maior facilidade para realizar um atendimento personalizado do aluno, se preciso for. 

 

 

E são essas e outras características que fazem do IEIJ uma escola muito próxima de uma escola do futuro. Quer saber mais? Confira nosso vídeo A escola dos sonhos existe? e vamos conversar!