Conheça a nossa metodologia de ensino e como estamos transformando o jeito de ensinar

Aqui temos uma metodologia de ensino única, diferente do que muito se vê por Londrina. Existem inúmeros sistemas de educação que os colégios oferecem, alguns mais centrados em mercado de trabalho, outros em vestibular e até uns poucos que são mais humanizados que tem um foco maior em questões mais subjetivas. Mas, na nossa cooperativa prezamos por uma forma integral e participativa de aprendizagem, propomos a interdisciplinaridade aos alunos, proporcionando assim uma educação que engloba tudo. Leia mais e entenda.

 

A base da nossa metodologia para um ensino de qualidade

 

A interdisciplinaridade, que é a base da nossa metodologia, é uma ideia advinda do respeitado pensador do século XX  Jean Piaget, conhecido pelo construtivismo. Esse filósofo, biólogo e psicólogo foi um importante cientista que desenvolveu ideias que foram bases importantes para áreas como a da educação, principalmente na área da pedagogia no desenvolvimento infantil.

Ao pesquisar sobre o crescimento e amadurecimento das crianças, entendeu que elas passam por diferentes fases de desenvolvimento e que precisam ser estimuladas de forma correta em cada uma delas, uma vez que neste período que elas estão vivendo, será crucial que hajam aprimoramentos, e assim uma construção, para quem elas serão no futuro.

Os estágios de desenvolvimento foram divididos por Piaget em quatro partes: 1, o sensório motor (do nascimento aos 2 anos), é a fase em que as sensações e as coordenações são desenroladas para que haja o reconhecimento do mundo; 2, pré-operacional (dos 2 aos 7 anos), é o período do início da fala, da memória e dos raciocínios a partir de representações; 3, operações concretas (dos 7 aos 11 anos), é uma etapa de solidificação da capacidade de resolver problemas concretos por meio de interpretações; 4, operações formais (dos 11 aos 14 anos), por fim, neste ponto o adolescente já é capaz a começar a pensar por si só e refletir sobre ele e as possibilidades do mundo.

Interpretando isso, o IEIJ foi um colégio que desde seu princípio, em 1973, se preocupou em trabalhar de forma conjunta e participativa, posto que é uma cooperativa, os vários estágios da trajetória de desenvolvimento dos seus estudantes. E, justamente, por entendermos que mais do que matérias, avaliações e tarefas, a educação é uma construção feita por todos, dos próprios alunos, seus pais e, claro, da equipe pedagógica, buscamos criar situações no dia a dia dos jovens que eles enxerguem aqui que estão aprendendo em eventos enfrentadas em suas vidas.

 

Saiba mais: Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget

 

As grandes diferenças em relação a outras abordagens pedagógicas "tradicionais"?

 

Aprender não é uma tarefa fácil, além de concentração e muita prática, tornar esse momento prazeroso e que faça sentido na rotina das crianças é um desafio. Mas, para a abordagem piagetiana há muitas possibilidades para resolver esse obstáculo. Diferente de outras propostas pedagógicas entendidas como mais tradicionais, aqui na IEIJ prezamos por incluir o aluno no planejamento daquilo que vai ser ensinado.

E para que isso ocorra, propomos diversos projetos que vão desde ideias para preservar o meio ambiente, fazendo com que os alunos tragam conhecimentos da área da biologia e da geografia, por exemplo, até em programas para educação financeira, remetendo a conhecimentos matemáticos e até mesmo da história. Ou seja, tudo aquilo que eles aprendem nas aulas é transformado em algo empírico que atesta o conhecimento adquirido em sala.

Além disso, o horário de aulas é muito diversificado, com diversas oportunidades de diferentes disciplinas, como o xadrez, a música e a robótica, que buscam fazer com que o estudante estimule os diferentes tipos de inteligência e entenda aquilo que gosta mais e possui maior afinidade.

E também, vale ressaltar os trabalhos sociais que a escola se envolve com os seus alunos, por ser uma cooperativa, entendemos o quão importante é estar a serviço da comunidade e ajudar o entorno. Nesse sentido, criamos propostas com os estudantes para que eles entendam a importância do voluntariado e o impacto positivo que podem ter com as ações que realizam de bem para o mundo.

 

Confira: Entenda como funciona, na prática, nossa dedicação no processo de educar 

 

Educação com Propósito: IEIJ transformando o jeito de ensinar

 

Em um cenário educacional onde diferentes abordagens pedagógicas são oferecidas, a escola IEIJ destaca-se por sua metodologia, baseada na interdisciplinaridade e na filosofia construtivista de Jean Piaget.

A abordagem piagetiana adotada pela IEIJ rompe com o tradicionalismo ao incluir os estudantes no planejamento do conteúdo a ser ensinado.  Por meio dessa abordagem, estamos transformando o jeito de ensinar, proporcionando aos alunos uma educação significativa, envolvente e alinhada com as necessidades do mundo contemporâneo. Conheça mais sobre nossa metodologia e venha fazer parte dessa jornada educacional transformadora.