Entenda como funciona, na prática, nossa dedicação no processo de educar

Dedicação no processo de educar, é isso que buscamos dentro do IEIJ. Pautados no método interdisciplinar fundamentado na teoria epistemológica de Jean Piaget, queremos proporcionar experiências cada vez mais ricas para o seu filho se desenvolver e se preparar para qualquer desafio da vida.


O IEIJ é referência na educação infantil e fundamental há quase 50 anos, e tudo isso por conta dessa dedicação em fazer acontecer, estando em constante evolução, buscando conectar o aluno ao processo todo.
Entenda agora, na prática, por que escolher o IEIJ pode ser a melhor opção para o futuro do seu filho.


Metodologia


Com uma atuação metodológica embasada nas ideias da escola Piagetiana, no IEIJ os alunos não usam apostilas, proporcionando uma maior liberdade na hora da aprendizagem. Nossa dedicação no processo de educar se dá buscando sempre a melhor experiência.

 

Aqui, os alunos vivem na prática o que é ensinado em sala de aula, valorizando o raciocínio, o desenvolvimento lógico, o aprender fazendo. Buscamos criar um cidadão para interagir em sociedade, ter um senso crítico diferente, se preparar desde pequeno para entender a vida.

 

Todo o nosso material é diferente, didático e personalizado, preparado e pensado exclusivamente pelo professor, pesquisador e o próprio aluno, afinal, muito do que ensinamos parte das inúmeras dúvidas que surgem diariamente nessas ricas cabecinhas.

 

O professor tem uma carga horária específica para elaborar esse material, pautado na metodologia de interdisciplinaridade e experiências, pensando na inteligência e como ela se desenvolve. Assim, é possível criar qualquer pedagogia, sem nenhum material especial. O que deve ser especial aqui é o olhar para o aluno e suas necessidades.
 
>> Saiba mais sobre nossa metodologia


Professores

 

E por falar nos professores, como não existe apostila, eles se mantêm sempre na rotina do aprendizado, se atualizado de tudo que acontece no mundo, buscando os melhores recursos para que a comunicação com o aluno seja feita da forma mais direta e clara possível. Com isso, nossos pequenos ganham muito em conteúdo.

 

E esse contato entre professor e aluno também faz parte da nossa dedicação no processo de educar. Os tutores têm 37% do seu tempo dedicado exclusivamente para resolver os problemas escolares com as crianças.

 

Periodicamente são feitas assembleias entre professores e alunos para se discutir regras, tarefas e demais atividades em sala. Como isso, ambos têm a liberdade para expressar o que pensam, o que está bom ou ruim, e tudo é discutido até se encontrar a melhor solução.

 

O aluno aprende mais quando está satisfeito e se sentindo parte do processo. Já o professor não só ensina a pensar, como pensa junto. É o olhar diferente que temos para o presente e futuro das crianças.

 

Aluna IEIJ
 

Filosofia

 

Por ser uma escola sem fins lucrativos, os donos são os pais. Toda a parte financeira é tratada através de um sistema de cooperativa de pais, que existe desde 1977, com diretoria executiva, conselho deliberativo e fiscal e todas as decisões a respeito de mudanças e estratégias partindo de reuniões entre os próprios responsáveis.

 

Aqui, todos se unem com um objetivo comum, com tudo acontecendo através do fundo pedagógico onde o lucro maior é o futuro das crianças. É assim que mantemos a nossa dedicação no processo de educar.
 

>> Leia também: Qual é a melhor idade para matricular meu filho no ensino infantil?

 
Estrutura

 

Mas nossa metodologia e filosofia não seriam possíveis de ser implementadas sem uma estrutura adequada, com amplo espaço para que o ensino seja impactante, e as experiências que as crianças terão que passar sejam sempre ricas.

 

Por isso que o IEIJ conta com espaço educacional amplo, arborizado, aconchegante, com laboratório de informática, sala de ciência, quadra poliesportiva, salão de música, cozinha com refeitório, parque com casa na árvore, cercado com animais domesticados, horta, além da galeria de arte Beth Carvalho e da Biblioteca Monteiro Lobato.

 

Isso propicia múltiplas oportunidades na implementação da grade extracurricular, com aulas de inglês, robótica, esportes, computação, jogos de tabuleiro, origami, dança, música, culinária, português, matemática e ciências.
 

>> Veja também: É a primeira vez na escola do seu filho? Acompanhe nossas dicas


História

 

O IEIJ é referência no ensino em Londrina há quase 50 anos. A escola foi fundada em 1973 visando transformar a ideia de Educação Infantil na época, através do Programa de Desenvolvimento que buscava a evolução das capacidades individuais, sociais, intelectuais e motoras das crianças.

 

Essa pedagogia existe até hoje e tem como meta sempre evoluir para atingir a maior diversidade de estudantes possível, colocando os alunos e sua experiência com o mundo sempre à frente de tudo.

 

>> Confira nosso vídeo: A escola dos sonhos existe? 

 
Escolha o melhor para o futuro dos seus filhos

 

Mas nada disso vale sem a presença do seu filho conosco. Apresentamos tudo isso, e nos colocamos à disposição para conversar ainda mais com você, mostrar como o IEIJ pode ser a melhor opção para o futuro dos pequenos.

 

Quer conhecer melhor a escola? Agende sua visita e venha ver de perto tudo que fazemos aqui. Conheça na prática a nossa dedicação no processo de educar!