É a primeira vez na escola do seu filho? Acompanhe nossas dicas

A Educação Infantil é uma das fases mais importantes para a formação da criança. É a primeira vez que ela irá experimentar o mundo fora do núcleo familiar e terá que aprender a dividir brinquedos, a atenção da professora e dos colegas, a interagir e a conviver com as diferenças.


Talvez seja a primeira vez também que o pequeno fique tantas horas afastado dos pais. Diante de tudo isso, é de se esperar que a primeira vez na escola seja um momento de muita ansiedade e apreensão para a criança, pois um mundo novo se abre à sua frente, e mudanças sempre trazem medo.

 
Primeira vez na escola: o que esperar da criança?


Cada criança reage de uma maneira diferente, mas é muito comum os choros na chegada da escola ou quando precisam se distanciar dos pais, irritabilidade, conflitos com outros coleguinhas, resistência para participar das atividades ou até mesmo indiferença perante o professor e os colegas.


Tudo isso é normal e os professores e funcionários devem ser treinados e estar preparados para lidar com essas situações.

 

>> Leia também: Uma educação de qualidade na primeira infância impacta no resultado do vestibular? 


Como os pais devem agir nessa fase?


Os pais e responsáveis têm um papel fundamental no processo de adaptação da criança na Educação Infantil. Confira algumas dicas do que fazer antes e depois da primeira vez na escola que podem ajudar muito nessa fase de adaptação.


Insira a criança no ambiente escolar


Agende uma visita familiar na escola antes do início das aulas e mostre os ambientes, destaque as coisas divertidas que ela irá fazer e aprender. Se possível, conheça alguns professores e funcionários. Essa familiarização é fundamental para reduzir a ansiedade no primeiro dia de aula.


Outra dica interessante é levar o filho para comprar os materiais escolares e uniforme. Deixe que ele escolha alguns itens, assim se sentirá inserido no processo e poderá criar boas experiências e expectativas sobre a escola.


Na véspera do primeiro dia, convide a criança a participar do preparo do lanche, na organização da mochila e outras atividades. Se perceber que ela está muito insegura, peça para ela escolher algum brinquedo ou objeto para levar junto. Isso costuma reduzir muito a ansiedade nos primeiros dias.

 

Pai e aluna IEIJ


Converse com a criança antes e depois do primeiro dia


O diálogo é fundamental para que a criança se sinta segura, tanto para os pequeninos, quanto para os maiores. Antes do primeiro dia de aula, explique a importância de ela ir para a escola, dê detalhes sobre o que ela irá fazer lá, conte que a mamãe e o papai também já foram para a escola, e que é algo que faz parte do processo de crescimento. Ressalte também a importância de respeitar as regras e obedecer aos outros adultos que estarão com ela no dia a dia escolar.


Depois do primeiro dia de aula, sempre pergunte como foi, o que ela fez, se fez novos amiguinhos, o que ela mais gostou e assim por diante. Além de estimular o diálogo, a criança vai se sentir ouvida e importante.


Treine pequenas separações


A hora da separação é uma das mais difíceis, mas isso pode ser amenizado se a criança for treinada aos poucos. Experimente deixá-la por alguns momentos com outro adulto de confiança, que não seja o responsável mais próximo. Comece com tempos curtos, sempre conversando e dizendo que irá voltar logo, depois aumente gradualmente o tempo de distanciamento. Esse processo ajuda muito na ansiedade da separação.


Importante: sempre cumpra sua palavra. Se você disser que irá voltar logo, volte logo. Se combinar de buscar a criança na escola, não atrase. Isso ajuda a criança a criar mais confiança e se sentir mais segura.

 

>> Confira: A função paterna e a construção da autonomia


Lide com os próprios sentimentos


Aqui tocamos em um ponto sensível: os sentimentos dos pais, afinal a escola é algo novo não apenas para a criança, mas, em alguns casos, também para os pais. É comum que se sintam culpados ao deixar a criança na escola, principalmente quando está chorando, e que também sintam ansiedade pela separação.


Contudo, é importante que os adultos compreendam e contornem esses sentimentos, pois a criança percebe e acaba muitas vezes absorvendo esses sentimentos ruins, dificultando na adaptação. Uma dica é intercalar com outro responsável o “levar e buscar”, assim o que está mais confortável com a separação pode levar e o outro buscar.


Outro problema comum é quando a criança logo nos primeiros dias de aula já se sente confortável com o ambiente escolar e não chora mais na despedida ou, como alguns pais costumam falar, “nem olham para trás”. Apesar de isso ser ótimo e mostrar que os esforços preparatórios foram bem-sucedidos, isso pode despertar alguns gatilhos ou inseguranças nos pais. Sentimentos como medo, falta de controle ou até abandono podem surgir.


Como já ressaltamos, esse é um período de adaptação para todos e em alguns casos pode ser recomendado buscar ajuda profissional de um psicólogo para lidar com essas emoções.


Além disso, busque fazer amizade e conversar com outros pais. Você irá perceber que muitas dificuldades que têm passado não são exclusivas e essa proximidade com pessoas que estão passando pelo mesmo que você é muito reconfortante.

 
Tenha um diálogo aberto com a escola


A relação entre pais, alunos e escola deve ser sempre aberta e transparente. Por isso, procure sempre a coordenação e os professores quando tiver dúvidas ou anseios e busque saber mais sobre o desenvolvimento e comportamento do seu filho. Esse apoio mútuo só favorece o aluno em todos os aspectos.


Aqui no IEIJ, por sermos uma cooperativa de pais, a direção está sempre muito próxima dos pais, buscando melhorias que beneficiem a todos.


Agende uma visita e venha conhecer de perto o IEIJ.