Uma educação de qualidade na primeira infância impacta no resultado do vestibular?

A primeira infância é marcada pelo nascimento até os seis anos de idade. Nesse período, quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento da criança, maiores serão as chances de, ao longo da vida, alcançarem pleno potencial. É no início desse processo que o sucesso acadêmico, como aprovação em vestibulares, é definido, assim como muitas outras características que acompanharão seu filho ao longo da vida.

 

Portanto, investir em uma educação de qualidade na primeira infância é proporcionar um ensino que impactará toda a vida da criança. Pensando nisso, nós do IEIJ preparamos esse artigo para ajudar a esclarecer como a escolha de uma boa instituição é um diferencial para essas condições de desenvolvimento. Acompanhe!

 

As conexões cerebrais na primeira infância

 

De acordo com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, 90% das conexões cerebrais são formadas ainda nos seis primeiros anos. É através das funções cognitivas, uma das funções cerebrais, que o ser humano aprende a armazenar e relacionar informações a curto prazo. Elas são compostas por memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e controle inibitório, o conjunto responsável por diversas habilidades necessárias ao longo da vida.

 

Na primeira infância, as experiências vivenciadas pelas crianças esculpem e consolidam responsáveis por diversas habilidades necessárias ao longo da vida os fundamentos das funções cerebrais. Logo, o desenvolvimento, tanto cognitivo quanto intelectual, depende do ambiente em que elas estão inseridas. Portanto, não deixe de levar esse assunto em consideração ao escolher a escola que seu filho irá frequentar, pois o ambiente também é fator na educação de qualidade na primeira infância.

 

Não pense que, por serem “muito novos”, seus filhos não compreendem o que se passa ao redor ou não podem ter responsabilidades. Subestimar as capacidades da mente infantil é prejudicar a construção da autonomia e potencial de aprendizagem, habilidades que devem ser estimuladas em todas as fases da vida.

 

No IEIJ, nossos pequenos colhem o próprio alimento na horta

 

A estimulação da linguagem

 

A linguagem possui diversas formas: escrita, matemática, oral, corporal, etc. Saber usá-las possibilita um melhor desempenho em inúmeras situações que impactarão no futuro do seu filho, como um bom desempenho escolar que resultará em uma aprovação no vestibular. São habilidades que o acompanharão pelo resto da vida.

 

Infelizmente, a linguagem não é algo que é estimulado por todas as escolas desde cedo, comprometendo a educação de qualidade na primeira infância, que posteriormente se acumulará como uma bola de neve. Uma forma de incentivar o desenvolvimento dessas habilidades linguísticas é incentivar a leitura, mas não é algo restrito à instituição, como também aos pais em casa. É preciso um trabalho conjunto, de ambos os lados.

 

A leitura é fundamental. Os resultados em vestibulares são consequências diretas dela, não tem como ensinar matemática, por exemplo, se a capacidade de ler da criança não está nos conformes, logo não aprendem como deveriam. Portanto, o ideal é escolher uma escola que priorize e apresente a leitura como uma atividade prazerosa desde a primeira infância.

 

>> Leia também: Como incentivar a leitura em cada fase da infância?

 

Conheça o IEIJ

 

O problema é que as escolas nem sempre estão preparadas, portanto matricular seu filho em qualquer lugar torna-se inviável. No IEIJ, somos pioneiros desde a fundação, tendo como objetivo transformar a ideia de Educação Infantil da época em Programas de Desenvolvimento das capacidades intelectuais, motoras e sociais das crianças, através da Pedagogia.

 

Somos uma instituição com um ambiente diferenciado, que acredita no ensinamento através da prática, com professores sempre atualizados e materiais didáticos em constante desenvolvimento. Incentivamos a leitura desde cedo através de teatros na biblioteca, para que nossos estudantes acabem associando a mágica do teatro com os livros.

 

Estimulamos a autonomia de nossos pequenos, incentivando-os a escolher, colher e preparar os próprios alimentos com o nosso auxílio, o que também resulta em uma relação harmoniosa com a comida. Se você procura uma escola que proporciona uma educação de qualidade desde a primeira infância, que tal conversarmos?