Desde 2013, após alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os pais devem obrigatoriamente matricular as crianças na Educação Infantil aos 4 anos (antes, a obrigatoriedade era aos 6).
Contudo, há um hiato dos 0 aos 4 anos que gera uma dúvida muito comum entre os pais: qual a melhor idade para matricular meu filho na Educação Infantil?
Creche, berçário e Educação Infantil. Quais as diferenças?
A creche ou berçário são destinados para bebês de 04 a 11 meses e possuem regras específicas para atender essa faixa etária.
A partir dos 12 meses, a criança já é matriculada na Educação Infantil, que é subdividida em 5 grupos:
- Grupo 1: 12 meses a 2 anos;
- Grupo 2: 2 anos;
- Grupo 3: 3 anos;
- Grupo 4: 4 anos (obrigatório);
- Grupo 5: 5 anos (obrigatório).
Aluna IEIJ
O que as crianças aprendem na Educação Infantil?
Apesar de não haver uma base curricular comum para a Educação Infantil, o Referencial Curricular Nacional, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) sugere que as escolas desenvolvam os seguintes eixos de trabalho: movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática. No IEIJ trabalhamos da seguinte forma:
Grupo 1 (12 meses a 2 anos)
O papel principal é desenvolver as habilidades da criança através de brincadeiras e exercícios que estimulem:
· Foco e atenção;
· Movimento e equilíbrio;
· Criatividade e imaginação;
· Comunicação e expressão.
Grupo 2 (2 anos)
Nesta fase são trabalhadas as capacidades motoras da criança, bem como suas habilidades de se comunicar e relacionar as pessoas. Objetivos:
· Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
· Deslocar-se e realizar movimentos com mais destreza;
· Identificar sentimentos e expressões, aprimorando sua capacidade de comunicação e interação;
· Explorar os 5 sentidos experimentando diferentes texturas, sons, cores, gestos e alimentos;
· Conhecer a si próprio e construir sua identidade pessoal, cultural e social.
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Grupo 3 (3 anos)
Nesta fase, é proporcionado aos alunos um ambiente alfabetizador através de brincadeiras e atividades que estimulem a fala e a leitura.
Ao final deste ciclo, é esperado que a criança aprenda a:
· Comunicar-se de diversas maneiras e relatar suas experiências em sequência temporal e causal;
· Reconhecer números, as operações e contagens orais, e as noções espaciais;
· Desenvolver noções de grandeza, posição, direção, sentido e tempo;
· Aprimorar movimentos de preensão, encaixe e lançamentos;
· Construir e aceitar as normas de convivência, como falar e ouvir de forma sistematizada;
· Manipular diversos materiais, objetos e brinquedos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Grupo 4 (4 anos)
A primeira etapa obrigatória, segundo o MEC, tem como objetivo mostrar ao aluno que tudo que imaginamos, pensamos e falamos pode ser escrito. São usadas atividades e brincadeiras lúdicas.
Ao final desta etapa, é esperado que a criança aprenda:
· Maior controle dos seus movimentos e coordenação;
· Adquirir vocabulário mais rico e complexo;
· Diferenciar letras de números e demonstrar interesse pela escrita e leitura;
· Percepção de conceitos espaciais e comparação de quantidade e grandezas;
· Expressar os seus sentimentos e sensações verbal e corporalmente;
· Demonstrar empatia pelo outro, revelando espírito democrático, moral e cívico para uma convivência harmoniosa.
Grupo 5 (5 anos)
Na última etapa da Educação Infantil, a criança deixa de ser dependente e passa a ganhar mais autonomia, sendo capaz de raciocinar sozinha, prever cenários e fazer amizades.
Ao final desta etapa, é esperado que a criança tenha os seguintes aprendizados:
· Coordenação motora grossa (correr, pular) e fina (desenhar, pintar) bem controladas;
· Compreender e gerenciar os próprios sentimentos;
· Desenvolver pensamento crítico;
· Realizar operações matemáticas simples, como soma e subtração;
· Conviver em sociedade
Qual a importância da Educação Infantil?
A Educação Infantil é uma das mais importantes etapas da formação da criança, pois é onde ela começa a experimentar o mundo fora do núcleo familiar, faz novos amigos, aprende a conviver com as diferenças e faz várias descobertas em todas as áreas do conhecimento.
Jean Piaget, um dos grandes estudiosos do desenvolvimento cognitivo, defende a importância do desenvolvimento e estimulação mental desde que o bebê nasce, de forma que o crescimento físico e o intelectual caminhem juntos.
Na Educação Infantil do IEIJ trabalhamos dois dos quatro estágios propostos por Piaget no desenvolvimento cognitivo: o sensório-motor (0 a 2 anos), em que o bebê entende o mundo a partir dos seus sentidos e das suas ações motoras e o pré-operatório (2 a 6 anos), em que a criança passa a utilizar símbolos, classificar objetos e utilizar lógica simples.
“A Educação Infantil é importantíssima para o desenvolvimento de uma forma integral, é onde eles aprendem a conviver com outras crianças, a resolver conflitos, a dividir a professora, os brinquedos”, explica a coordenadora da Educação Infantil do IEIJ, Aithana Luz da Silva Rabelo.
Por isso, depois da casa, a escola é o melhor lugar para o desenvolvimento dos pequenos, pois ajuda na construção dos alicerces da personalidade e do conhecimento, promove estímulos motores, afetivos e sociais, que serão cruciais para que a criança se torne crítica, criativa, questionadora e, assim, interfira no meio em que vive e seja mais feliz.
Aluna IEIJ
Qual a idade certa para matricular meu filho na Educação Infantil?
Agora que você já sabe a importância de matricular seu filho na Educação Infantil, vamos retomar à pergunta central deste artigo: existe uma idade certa?
Como entusiastas da teoria de Piaget, aqui no IEIJ incentivamos o ingresso das crianças no meio escolar o mais cedo possível, contudo não existe uma regra. Entendemos que é preciso respeitar a vontade dos pais e a realidade de cada família, para que se sintam confortáveis com essa decisão.
“A criança já tendo autonomia, podendo andar sozinha, já pode ser matriculada. Acreditamos que em vez de ficar em casa, é importante que ela participe da escola onde vamos trabalhar para que ela se desenvolva intelectualmente e socialmente, mas essa é uma decisão exclusivamente dos pais”, afirma Aithana
>> Acesse: É a primeira vez na escola do seu filho? Acompanhe nossas dicas
A Educação Infantil do IEIJ
Há quase 50 anos atuando na cidade de Londrina/PR, o IEIJ é uma escola sem fins lucrativos, que funciona como associação de Pais interessados na melhor qualidade de educação para seus filhos.
Defende a aprendizagem pela prática e estimula a autonomia das crianças, desde pequenas, para que sejam futuros agentes transformadores da sociedade.
O IEIJ é diferente de tudo que você já viu. Todo o material didático é personalizado, desenvolvido pelos próprios professores. Desta forma, conseguem trazer sempre conteúdos atualizados, acompanhando o que acontece localmente e em todo o mundo.
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