Coronavírus e a vida social dos filhos

No artigo anterior falamos da natureza e da família, agora vamos tratar sobre a vida social. 

 

É necessário conversar com os filhos sobre as notícias do mundo, igual a escola já faz. O próprio assunto do Coronavírus já é importantíssimo, a criança tem que saber da existência, entender o porquê está em casa e quais as atualizações que temos até o momento. Mas também existem muitas outras notícias importantes acontecendo, inclusive ações que foram derivadas do próprio COVID-19.

 

Um exemplo é o auxílio financeiro oferecido às pessoas até certo nível de ganho salarial, algo que já acontecia no Brasil e somente agora está sendo aderido por outros países. Tenha você seus prós e contras, sua visão social, já é importante conversar com seus filhos sobre. 

 

Assuntos sociais com adolescentes e crianças

 

O adolescente tende a ter uma opinião diferente, mais radical, ele vai buscar uma forma de criticar, de discutir. E isso é bom. As pessoas não precisam ter o mesmo ponto de vista, conversar sobre as visões políticas e sociais é importante justamente por dar espaço a esse debate, ainda mais quando consideramos que o futuro do mundo está nos jovens.

 

Também existem crianças mais novas que demonstram grande interesse por esses assuntos, engajados a discutir geografia e história, por exemplo. É preciso entender que estamos dentro de casa, mas mesmo assim estamos no mundo. Não podemos nos confinar e ficar ignorantes do que está acontecendo fora de nossos lares. 

 

 

O tempo de brincar

 

Mesmo com essas conversas, as tarefas de casa e as aulas virtuais, ainda sobra bastante tempo para brincar. Infelizmente, para os filhos únicos acaba sendo mais difícil esse momento de ficarmos em casa. Quando são dois, ou mais, é mais fácil. Existem tantas brincadeiras e atividades para fazermos dentro de casa, que podem até mesmo esquecer dos eletrônicos.

 

A vida da criança está excessivamente regrada? Ela está tendo tempo que precisa ou até isso está controlado? É uma reflexão que deve ser feita não somente em casa, como também na escola, e é muito valorizada aqui no IEIJ.

 

Conheça o IEIJ

 

Interdisciplinar é o termo que mais profundamente caracteriza nossa pedagogia, fundamentada na teoria epistemológica de Jean Piaget. Nossos professores crescem diariamente em todos os aspectos humanos, diariamente elaborando aulas e artividades com conteúdos extremamente atuais. Agende uma visita!