Conheça o impacto da Educação Infantil de qualidade no futuro das crianças

Proporcionar uma Educação Infantil de qualidade é fundamental no desenvolvimento das crianças. Infelizmente, ainda é muito comum o pensamento de que a escola para os pequenos é “só para brincar” ou que a criança matriculada na escola e a que fica em casa, sendo cuidada por um adulto, terão o mesmo desenvolvimento.


A verdade é que a Educação Infantil, que atende crianças de um a cinco anos, é um dos momentos mais importantes no desenvolvimento dos pequenos, porque é onde eles têm o primeiro contato com o núcleo exterior, fora do ambiente familiar. Com isso, apresentam maior desenvolvimento psicológico, intelectual e social.


Ou seja, desde cedo a criança terá contato com atividades que estimulam habilidades essenciais para a formação humana, como as capacidades cognitiva, motora e de percepção, o foco, a concentração, a melhora na interação social e até o senso moral.


A Educação Infantil de qualidade vai muito além do brincar, envolve uma série de aprendizados que serão fundamentais no futuro da criança.


Convido você a continuar a leitura e entender melhor o que é desenvolvido durante a Educação Infantil e como isso irá impactar no futuro do seu filho.

 

Socialização e linguagem


Ter habilidades sociais é fundamental para uma boa convivência em qualquer fase da vida. São elas que permitem, a crianças e adultos, ter recursos para fazer interações e trocas de informações, desenvolver boa comunicação e linguagem, trabalhar em equipe e ter mais segurança para enfrentar os problemas.


Na Educação Infantil de qualidade a criança começa a desenvolver suas habilidades sociais, pois terá acesso a atividades que desenvolvam sua comunicação, como jogos, desenhos, cantigas, danças e outras.
Além disso, ela irá conhecer novas pessoas, terá estímulos para se comunicar e trabalhará a linguagem em suas diferentes formas, como escrita, oral, corporal, musical e matemática. Também irá aprender a pedir ajuda para os professores, dividir os brinquedos, entre outras questões.


Tudo isso irá contribuir para despertar todas as características necessárias para uma boa comunicação com fluência nas línguas materna, estrangeira, musical, digital, cultural, além de proporcionar melhor vida social no futuro.

 

>>Leia também: Uma educação de qualidade na primeira infância impacta no resultado do vestibular?


Convívio e tolerância


Ainda no ponto do aspecto social, inserir a criança em um contexto de diversidade ajudará muito em seu desenvolvimento. Afinal, dentro de casa ela só terá contato com os familiares e pessoas mais próximas, e dificilmente estará em um ambiente cultural variado.


Por isso, estimular seu filho a conviver com pessoas de diferentes credos, etnias e características desde os primeiros anos de vida vai garantir a ele uma percepção maior do que nós somos como seres humanos e todas as nossas diferenças, que acabam sendo normais, além dos valores essenciais para a convivência em sociedade.

 

Aluno IEIJ

 
Comportamento e organização


É na Educação Infantil que a criança começa a entender a diferença entre a liberdade do contexto familiar e a disciplina necessária para conviver com o coletivo. É quando ela aprende que é preciso seguir uma rotina, cumprir horários, ter organização e comportamentos adequados para aquele local. É também onde ela vai aprender a controlar seus impulsos e se adaptar ao ambiente coletivo.


Todas essas questões são desenvolvidas aos poucos, de forma suave, até que a criança comece a assimilar que a rotina, normas e a própria escola são coisas legais e passe a ansiar por isso.


A Educação Infantil de qualidade proporciona à criança o contato com o coletivo, regras e disciplina, fatores que estarão na vida dela para sempre.
 
>>Veja também: É a primeira vez na escola do seu filho? Acompanhe nossas dicas
 

Saber lidar com o não


É comum vermos exemplos de pais que têm dificuldade em dizer “não” a seus filhos. Porém, educar a criança sem impor alguns limites pode torná-la incapaz de lidar com as frustrações da vida, afetando diretamente sua capacidade emocional no futuro.


Na Educação Infantil elas passam a entender que o adulto, no caso o professor, nem sempre estará disponível exclusivamente para elas, que não dá para ganhar todos os jogos e que não seremos bons em todas as atividades. É quando ela enfrenta frustações por não ter todos os seus desejos atendidos.


Pode até haver uma insatisfação com tudo isso no começo, mas ela é fundamental para que os pequenos adquiram a capacidade de desenvolver sua independência emocional e criatividade, conseguindo transformar a frustração em motivação, algo que será fundamental para vencer obstáculos durante a vida toda.

 
Coloque seu filho em uma Instituição que preze por uma Educação Infantil de qualidade


Para usufruir do máximo potencial do seu filho, é importante buscar por uma escola que ofereça uma Educação Infantil de qualidade.


Aqui no IEIJ, há quase 50 anos nos preocupamos em seguir uma metodologia interdisciplinar pautada na Escola Piagetiana, propondo atividades que tragam maior interação entre os elementos responsáveis para o desenvolvimento afetivo, corporal e cognitivo das crianças, desde a Educação Infantil.


Aqui seu filho irá aprender tudo que precisa para um crescimento pleno, com atividades que envolvem a língua inglesa, atividades culturais, música, xadrez, esportes, literatura e várias outras áreas, com o objetivo de dar autonomia e deixar a criança mais crítica, questionadora e criativa, podendo intervir no mundo em que vive.


Agende sua visita e conheça melhor o IEIJ, e os benefícios que uma Educação Infantil de qualidade trará para o seu filho.