Como escolher a escola ideal para o seu filho?

Escolher a escola ideal para o seu filho é uma decisão muito importante. Afinal, é lá que ele vai ter acesso ao conhecimento, aprimorar aspectos essenciais para o seu desenvolvimento e crescimento, além de ter contato com outros coleguinhas e brincadeiras novas.

 

Com isso, é fundamental buscar um espaço que tenha condições de ajudar seu filho em todas essas atividades, que forneça a melhor metodologia, que se preocupe com o futuro deles e tenha sempre a melhor estrutura.

 

E para te ajudar com isso, iremos listar neste artigo o que observar quando visitar uma escola, quais itens são essenciais para promover ainda mais o desenvolvimento do seu filho, e garantir que você não errar nessa escolha. Vamos lá!

 

O que observar na hora de escolher uma escola para o seu filho?

 

Como vimos, a escola é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e motor das crianças, por isso o espaço educacional deve ser escolhido com tanto zelo e afeto, promovendo sempre o melhor para eles.

 

Para isso, é primordial que, a partir de todas as escolas escolhidas, a sua visita seja feita presencialmente. Afinal, só vendo pessoalmente nos certificamos que a estrutura contempla tudo que é necessário, conseguimos ver como trabalham com os alunos e algumas falhas mascaradas ou não exibidas virtualmente.

 

A partir disso, observe se a escola tem espaço para o crescimento do seu filho. E aqui inclui áreas para correr, pular e brincar e como os professores trabalham isso; além de espaços para práticas de atividades mais específicas como laboratórios, quadras, bibliotecas, entre outros.

 

Também observe com atenção a forma que os professores se relacionam com os alunos, a linguagem utilizada, a rotina ali dentro. Se possível, pergunte a outros pais ou responsáveis como se dá essa relação e se ela se adequa ao que você busca para o seu pequeno.

 

Outro ponto essencial na hora da escolha da escola se dá pelo projeto pedagógico. Busque entender a filosofia por trás da instituição de ensino, o que avaliam como ideal na hora de ensinar seu filho, quais conteúdos são oferecidos e como isso é feito.

 

Ainda em relação à grade de estudo e aprendizagem, quanto mais cedo seu filho tiver contato com o inglês e tecnologia, como robótica, por exemplo, melhor, já que o mundo está cada vez mais tecnológico e informatizado. Portanto, se a grade escolar trabalha com isso e fomenta a inserção de novas culturas, ponto positivo.

 

Por fim, a opinião do seu filho, que é quem irá frequentar o ambiente, é a mais importante. Logo, leve-o para conhecer a escola antes, pergunte o que achou e fique de olho no comportamento dele durante a adaptação. Cada criança tem uma personalidade, e se encaixar em uma escola depende de muitas coisas.

 

LEIA MAIS: Qualidade de ensino deve ser prioridade também no Ensino Fundamental

 

Por que escolher a IEIJ para a educação do seu filho?

 

Tendo em vista todos esses passos, é hora de colocar as dicas em prática e buscar a melhor escola em Londrina para o seu filho, que se preocupa verdadeiramente com o desenvolvimento e crescimento deles.

 

O Instituto de Educação Infantil e Juvenil, IEIJ, tem quase 50 anos de história e se destaca na cidade por buscar, através de um aprendizado na prática, preparar os alunos para qualquer desafio que enfrentam na vida.

 

O IEIJ é uma escola sem fins lucrativos, que funciona através de uma cooperativa de pais. Portanto, as suas opiniões e ideias têm peso aqui dentro, e nos ajudam a ser mais assertivos na hora de tomar uma decisão.

 

Além disso, toda nossa metodologia de ensino é baseada através do PIA (Projeto Interdisciplinar de Aprendizagem), seguindo a teoria epistemológica de Jean Piaget, que diz que o conhecimento se dá através da resolução de problemas pela investigação, levantamento de hipóteses, verificação de experiência e elaboração de conclusões. Ou seja, nos pautamos no aprender fazendo.

 

 

E para conseguir levar essa metodologia aos nossos pequenos, contamos com uma estrutura completa com galeria de arte, biblioteca, laboratório de informática, quadra poliesportiva, parque com casa na árvore, salão de música, sala de ciência, salas de aula especiais, cercados com animais, horta e cozinha com refeitório, além de diversas atividades extracurriculares.

 

Os alunos também têm aulas diárias de inglês desde a Educação Infantil, para que ao completarem o Ensino Fundamental já sejam bilíngues e tenham grandes oportunidades na vida adulta.

 

Esse é um pouco do nosso jeito de ensinar, com atendimento individualizado, material em constante atualização, provas internacionais para avaliação de ensino e interdisciplinaridade.

 

 

LEIA TAMBÉM: Conheça o impacto da Educação Infantil de qualidade no futuro das crianças

 

Agende sua visita e garanta a vaga do seu filho em 2023

Portanto, nós convidamos você a vir conhecer pessoalmente nossa estrutura, entender como se dá tudo isso na prática e já garantir a vaga do seu filho.

 

As matrículas para o ano letivo de 2023 estão abertas. Agende sua visita agora!