A educação inclusiva é um assunto cada vez mais debatido e difundido dentro do universo pedagógico, buscando sempre um ensino mais democrático, acessível, com oportunidades igualitárias para todos. Afinal, todos tem o direito de aprender, se desenvolver, ser incluído no ambiente educacional, ter acesso a uma boa metodologia de ensino, além da oportunidade de se tornarem adultos mais críticos e capazes de solucionar qualquer problema que enfrentarem.
E é nesse contexto que uma escola com educação inclusiva entra, proporcionando condição de integração de todos com o aprendizado, promovendo as diversidades e respeitando as diferenças, sempre buscando gerar grandes resultados e impacto na sociedade. Entenda melhor os desafios e objetivos da educação inclusiva abaixo.
O que é educação inclusiva?
A educação inclusiva é uma concepção de ensino contemporâneo com objetivo principal de garantir o direito de todos à educação, com maior inclusão e respeito as diversidades, acolhendo todos os alunos e gerando suporte distinto e personalizado para buscar derrubar as barreiras do aprendizado. Ou seja, busca-se a igualdade de oportunidades e valorização das diferenças que possam surgir no mesmo ambiente, contemplando as diversidades étnicas, sociais, culturais, físicas, e outras e garantindo o ensino de todos.
Porém, a educação inclusiva implica em uma transformação da cultura, práticas e políticas vigentes no ambiente escolar, na metodologia aplicada e no sistema de ensino, para que se garanta acesso, participação, desenvolvimento e aprendizagem de todos, sem exceção.Essas mudanças e adaptações incluem desde políticas públicas, gestão escolar, estratégias pedagógicas, maior capacitação de professores e outros profissionais envolvidos na educação, mas também um envolvimento da comunidade externa, com todos compreendendo a educação inclusiva e auxiliando na fomentação e realização dela.
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Quais são os pilares da educação inclusiva?
No entanto, antes de buscar uma educação inclusiva para seu filho, ou até entender melhor se eles já estão em um ambiente que receba todos de forma igualitária, é preciso entender quais são os pilares fundamentais desse tipo de abordagem pedagógica. Além de ser uma base para análise dos discursos e práticas abordados no ambiente educacional, esses princípios também servem como uma referência para a escola, educadores, pais e responsáveis. Confira eles agora mesmo!
Toda pessoa tem o direito de acesso à educação
Esse não é nem apenas um principio da educação inclusiva, mas um direito registrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos compartilhada pelos países membros da Organização das Nações Unidas. Todos têm direito a uma educação de qualidade em escola regular e atendimento especializado complementar de acordo com especificidades.
Toda pessoa aprende
Independentemente das características físicas, sensoriais e intelectuais todos possuem potencial para aprender e ensinar, e é função da escola desenvolver meios para que isso aconteça, conseguindo alcançar essa troca de informações e ganho de conhecimento.
O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular
As necessidades, dificuldades, jeito de absorver o conhecimento é único de uma pessoa para outra. Logo, ambientes educacionais que seguem um padrão de ensino irrestrito e imutável acabam excluindo muitos alunos e gerando problemas de desenvolvimento.
O convívio no ambiente escolar beneficia a todos
A experiência entre pessoas diferentes, a pluralidade de culturas e preferências e o estímulo à empatia favorece o desenvolvimento e o crescimento de todos os alunos, é por esse motivo que a educação tem que ser inclusiva para todos no mesmo ambiente.
Educação inclusiva diz respeito a todos
A diversidade não inclui apenas para pessoas com deficiência ou alguma outra limitação, e a educação inclusiva deve buscar alternativas para levar conhecimento para todos, respeitando suas diferenças e alcançando seu potencial. O público-alvo sempre deve ser todos, sem nenhuma exceção.
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O que a lei diz a respeito da educação inclusiva?
Como dito anteriormente, o acesso a educação é direito de todos, inclusive segundo diretrizes da Lei brasileira. O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei N° 13.005/2014, traz 20 metas para o desenvolvimento da educação no país ao longo de 10 anos. A meta 4 diz respeito ao ensino inclusivo.
Meta 4: Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
Existem outros textos legais, inclusive na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que se referem ao ensino inclusivo, no entanto, muitos deles tem pontos que são considerados retrógados e acabam não ajudando na busca por uma educação inclusiva de todos.
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