A alimentação é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. Quando estão em idade escolar, a lancheira torna-se parte importante da rotina infantil e, por isso, é merece atenção especial dos pais e responsáveis.
A forma como a família lida com a alimentação em casa e a escolha do que colocar na lancheira pode influenciar não apenas a saúde da criança, mas seu paladar, suas escolhas alimentares e até problemas alimentares futuros. Portanto, se você não quer errar na hora de montar a lancheira do seu pequeno, acompanhe este artigo até o final.
Como é uma lancheira infantil saudável?
Do ponto de vista nutricional, uma alimentação infantil saudável é aquela que fornece aos pequenos todos os nutrientes de que precisam para ter energia, crescer e se desenvolver de forma adequada. Neste aspecto, é importante incluir na lancheira uma variedade de alimentos, equilibrando o consumo de frutas, verduras, proteínas, carboidratos e laticínios.
Além disso, é importante evitar alimentos processados e industrializados, pois são ricos em açúcares e gorduras que, em excesso, são prejudiciais à saúde. Mas, uma relação saudável com a comida vai além do olhar nutricional.
Assista a Websérie: Repensando a educação alimentar das crianças
Mais do que nutrientes, afeto
Além de ser importante para a saúde, a alimentação infantil também tem um impacto emocional e psicológico significativo, que pode afetar toda a vida de uma pessoa. É na infância que começamos a desenvolver uma relação com a alimentação, conferindo prazer, afeto ou até repulsa por alimentos. É quando desenvolvemos nosso paladar e criamos memórias afetivas – ou traumáticas – associadas à alimentação.
Para evitar compulsões e distúrbios alimentares futuros, é importante que a criança desenvolva uma relação saudável com a comida desde cedo, entendendo que é necessário equilibrar nutrição e prazer. Para isso, os pais devem sempre estimular a experimentação de novos alimentos e desenvolver um ambiente amoroso e acolhedor para que a criança faça associações positivas com o ato de comer e com os alimentos em si.
Os pais devem evitar ao máximo usar a comida como recompensa, barganha ou até punições pelo fato de a criança não querer comer algum alimento, por exemplo. Uma alternativa para estimular as crianças a terem hábitos saudáveis é envolvê-las no processo de preparação das refeições.
Permitir que elas participem na escolha dos ingredientes, na compra no mercado e no preparo do alimento que irão levar na lancheira pode ajudá-las a se sentirem mais envolvidas e interessadas em comer alimentos saudáveis e até abertas a experimentar coisas novas e desenvolver um paladar diversificado. Além disso, esse relacionamento com os pais ou responsáveis durante o preparo das refeições irá criar lembranças afetivas inesquecíveis.
Leia também: Dicas práticas para ressignificar a alimentação infantil
Dicas para montar lanches saudáveis para a escola
Como vimos, uma alimentação saudável infantil envolve a escolha correta de nutrientes e também um ambiente acolhedor familiar.
Mas, na prática, como montar uma lancheira saudável para as crianças? Confira algumas dicas:
• Procure incluir alimentos de diferentes grupos alimentares, como frutas, verduras, grãos integrais, proteínas e laticínios;
• Dê preferência a alimentos integrais, como pão integral, aveia e arroz integral, em vez de alimentos refinados;
• Opte por frutas secas, nozes e sementes como snacks saudáveis, em vez de doces e biscoitos processados;
• Inclua água, sucos e chás sem açúcar na lancheira, em vez de refrigerantes ou sucos artificiais;
• Escolha proteínas magras, como frango, peixe ou tofu, em vez de carnes gordurosas ou embutidos;
• Consulte um nutricionista e peça ajuda para personalizar uma lancheira de acordo com as necessidades nutricionais de sua criança.
Leia também: O papel dos pais e responsáveis no momento da alimentação
Como a escola pode ajudar na alimentação infantil de forma saudável?
A escola, assim como a família, desempenha um papel importante na promoção de uma alimentação saudável para as crianças. Aqui no IEIJ, nós buscamos criar ambientes que estimulem as crianças a explorar os alimentos e abordamos a importância de uma alimentação saudável, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
Além disso, por sermos uma cooperativa de pais, temos uma proximidade muito maior com a família dos alunos, do que colégios tradicionais, facilitando essa conexão entre casa e escola. Uma lancheira infantil saudável é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Pais, responsáveis, escola e nutricionistas podem trabalhar juntos para incentivar uma alimentação saudável e afetiva, garantindo assim uma infância leve e um futuro livre de distúrbios alimentares.
Se você quer conhecer mais sobre a proposta pedagógica do IEIJ, nossa estrutura, equipe e professores, ou agendar uma visita, entre em contato conosco.